Teixeira de Freitas é a cidade baiana com maior taxa de sobrevivência de pequenas empresas

Teixeira de Freitas é a cidade baiana com maior taxa de sobrevivência de pequenas empresas

Um estudo realizado pelo Sebrae sobre as taxas de sobrevivência ou fechamento das empresas de pequeno porte abertas em todo o país identificou a cidade de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia, com a maior taxa positiva em todo o estado. De acordo com os dados, a taxa de sobrevivência é de 80,2% para empresas com até dois anos de atividade. O estudo processou os dados fornecidos pela Secretaria da Receita Federal das empresas criadas nos anos de 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012, ativas ou inativas, utilizando os registros de criação ou fechamento até o ano de 2014.

Segundo o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, fatores determinantes como a experiência do empreendedor, motivação, planejamento, gestão do negócio e principalmente a capacitação fortaleceram o destaque do município no ranking estadual. “Essa é uma realização das empresas somada ao empenho do Sebrae em desenvolver ações e projetos voltados para o empreendedor no aperfeiçoamento de seus produtos, serviços e atendimento”. Alex destaca ainda que os resultados foram tão significativos em Teixeira de Freitas que superaram a taxa nacional de 76,6% de sobrevivênciadas empresas de pequeno porte com até dois anos.

Junto aos estudos realizados pelo Sebrae, também foi feita uma pesquisa, entre julho e agosto de 2016, com 2.006 empresas ativas e inativas no país, com o objetivo de identificar os fatos determinantes para sobrevivência ou mortalidade desses empreendimentos. A pesquisa realizada entre julho e agosto de 2016 apontou diversos fatores que contribuíram para a sobrevivência ou fechamento de negócios no país.

Em relação às que se mantiveram no mercado, a visualização de uma oportunidade, busca pelo empreendimento próprio, tempo hábil para o planejamento e melhores formas de negociação para empréstimos ou fornecedores, além do aperfeiçoamento sobre o setor de atuação e capacitação, foram primordiais na continuidade do negócio. Por outro lado, o desemprego, falta de planejamento dos recursos aplicados e o não investimento na própria capacitação na gestão empresarial, levaram outras empresas ao encerramento de suas atividades comerciais.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui