Foi realizada na segunda-feira, 25, no auditório da Unopar, em Teixeira de Freitas, uma ampla reunião da comissão de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA) com os prefeitos na região. A reunião foi comandada pelo coordenador da comissão para implantação da UFSBA, Naomar Almeida, que mais uma vez esteve em Teixeira de Freitas para fazer a apresentação do projeto da universidade, e detalhar as diretrizes que devem ser seguidas por todas as cidades da 9ª região administrativa. Em Teixeira de Freitas ficará o campus, quanto os municípios vizinhos abrigarão os colégios universitários.
Na reunião, que contou também com a participação do deputado federal Valmir Assunção (PT), estiveram presentes o prefeito João Bosco Bittencourt (Teixeira de Freitas), Uberlândia Pereira (Jucuruçu), Jadson Ruas (Caravelas), Bemtivi (Itanhém), Bernardo Olívio (Alcobaça) e Betão (Lajedão). Os demais, devido a compromissos agendados anteriormente, mandaram representantes. Também estavam no encontro os vices Gilberto do Sindicato (Teixeira) e Zé Carlos (Alcobaça).
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), que terá sede em Itabuna e campus em Teixeira de Freitas e Porto Seguro, deverá ser inaugurada já neste ano de 2013 e em 2020, quando será completada a implantação, terá, segundo o projeto, cerca de 18 mil estudantes.
A previsão de funcionamento da UFSBA, tanto em Itabuna quanto em Porto Seguro e Teixeira de Freitas, é para início de 2014, com cursos de graduação, mestrado e doutorado. O local exato onde ficará o campus da UFSBA em Teixeira de Freitas deverá ser divulgado até o final de março.
Ronildo Brito/Teixeira News