Teixeira de Freitas comemora 34 anos de emancipação política

Alto mais alto que o pensamento… – E não poderia ser diferente!

Teixeira de Freitas comemora 34 anos de emancipação política
Foto: Prefeitura Teixeira de Freitas

Neste dia 09 de maio, o município de Teixeira de Freitas completa seus 34 anos de emancipação política. Tal como seu próprio hino define, tão alto chegou o ‘farol’ do Extremo Sul. As palavras que contam essa história foram escritas pelo nobre Carlos Alberto Andrade.

Pau-Brasil, Juçara, Ipê e Gerivá / Imponente verde Mata Atlântica

Na década de 1940, a fazenda Cascata ocupava uma posição central.

Nos registros históricos, o surgimento do pequeno povoado de São José de Itanhém se deu através da extração de madeira, que teve início na década de 50. Poucas casas, pouca gente, mas uma gigante perspectiva econômica às margens do rio Itanhém.

Se multiplicam os filhos deste solo

A localidade não contava com energia elétrica, as vias de acesso eram precárias.

Em 1957, ainda pertencente a Alcobaça, o povoado ganhou o nome do estatístico baiano, idealizador e organizador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o senhor dr. Mário Augusto Teixeira de Freitas.

Sobre os ombros desta geração brotou

Terras e aglomerados onde se encontram atuais bairros como o São Lourenço e o Vila Vargas pertenciam a Caravelas. Já o Monte Castelo e o Bairro da Lagoa (onde está o Shopping Teixeira Mall Center) pertenciam a Alcobaça.

Teixeira de Freitas comemora 34 anos de emancipação política
Foto: IBGE

No crescente fértil da 101

Em 1970, já eram oito mil habitantes e não parou por aí. Com a BR-101 implantada, o grande avanço já era vislumbrado diante das centenárias cidades vizinhas, chegando a 60 mil habitantes em 1980.

No ano de 1985, a cidade foi finalmente fundada, desmembrando-se dos municípios de Alcobaça e Caravelas. Já era 80 mil pessoas que encontraram naquelas terras seu ‘precioso abrigo, um lugar seguro’.

Teixeira, Teixeira, Teixeira de Freitas

Longe dos clichês, rótulos e pensamentos prontos, a cidade cresce a uma velocidade maior que a própria Bahia, maior que o país. Segundo o IBGE, ano passado o município, mais novo da região, tinha uma população estimada em 158.445 habitantes.

Teixeira de Freitas comemora 34 anos de emancipação política
Foto: Prefeitura Teixeira de Freitas

A cidade ‘se agiganta’ a cada dia. Com suas memórias infindas e futuro inestimável, Teixeira acolhe um clima agradável, um comércio ativo, o solo fértil e um povo trabalhador.

São mais de três décadas diante dos olhos de quem não trocaria essa terra por qualquer outro lugar e que vive em função disso… a paixão por Teixeira!

Parabéns por seus 34 anos!

Com informações: IBGE e site oficial da Prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui