Por Lúcio Andrade/ O Sollo
O governador Rui Costa inaugurou o CER- Centro Especializado de Reabilitação, na cidade de Teixeira de Freitas.
Este é o primeiro Centro Especializado de Reabilitação, inaugurado em todo o país. Segundo o governador Rui Costa, durante seu discurso, nem em Salvador existe um Centro com essas características e com a qualidade como este, inaugurado em Teixeira de Freitas.
Como parte integrante do programa federal “Viver sem limites”. O Centro atenderá moradores que precisam de reabilitação física e mental, dentro dos 21 municípios que compõem a região do extremo sul do estado.
Estão empregados no Centro, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, psiquiatras, neurologistas pediátricos e adultos, fisiatra, ortopedista, fonoaudiólogos, geriatras, terapeutas, entre outros profissionais, além do grupo que cuida do administrativo. Essa equipe multidisciplinar tem no espaço inaugurado, salas de reabilitação, consultórios, Centro Especializado Odontológico (CEO), ginásio e até piscina para ajudar na reabilitação dos pacientes.
A saúde em Teixeira de Freitas deu um avanço significativo na qualidade de vida da população, não só do município, como também das cidades circunvizinhas. A cidade conta agora com mais este investimento. O governador explicou que no Brasil existe mais de 20% de pessoas com algum tipo de deficiência e em sua maioria ficam invisíveis, pois não tem facilidades de locomoção, e comentou que Teixeira é uma das cidades mais desenvolvidas do Estado, e com a inauguração do Centro a cidade irá para o topo de cobertura na saúde.
Para o diretor do CER, o enfermeiro Lucas Fagundes, o equipamento é importante porque promoverá a capacitação e a inclusão social de uma população muitas vezes excluída, justamente por falta de ações como essa. “Atenderemos aqui a macrorregião de Teixeira de Freitas, de Belmonte até Mucuri. Temos aqui toda a parte de reabilitação física, que inclui os pacientes com microcefalia, amputações, que tenham sofrido AVC [acidente vascular cerebral], AVE [acidente vascular encefálico], síndrome de Guillan Barre, Parkinson; além da reabilitação intelectual, voltada para o público que possui síndrome de Down, autistas, crianças com atraso de desenvolvimento. É um público muito diverso, pouco visto e que precisa dessa atenção especial, desse cuidado, e esse Centro vai poder trazer mais dignidade para essas pessoas”, explicou.
Eujácio Dantas, secretário municipal de saúde, lembrou que esta obra, será referência para toda a região. “O Centro é um dos mais qualificados e equipados do Brasil, e o maior do interior da Bahia, e contará com quatro áreas de reabilitação: auditiva, visual, psíquica e motora. O povo de Teixeira pode se orgulhar!”, disse.