Teixeira de Freitas: Casas de shows passam por vistoria

Jacarandá Country Club, House Music Bar e Vila Country, os três principais espaços utilizados para eventos de grande concentração de público em Teixeira de Freitas, foram vistoriados entre 1º e 15 de fevereiro. De acordo com o comandante do 3º Pelotão de Bombeiros de Teixeira de Freitas, subtenente Oliveira, que chefiou as vistorias, dois dos três espaços apresentaram irregularidades e tiveram suas atividades temporariamente suspensas.

A inspeção é necessária para a emissão do alvará de funcionamento pela Prefeitura. Nela, verificam-se as normas técnicas de segurança, como saídas de emergência e projetos contra incêndio. A única situação regular durante as vistorias foi constatada no Vila Country, que passou por uma recente inspeção em novembro de 2012, o que permite seu funcionamento até o final deste ano. Apesar de estar dentro das normas, o Vila deve passar por novas inspeções até o prazo de vencimento do alvará, segundo explicou o subtenente Oliveira.

Nas situações do Jacarandá e da House, o Corpo de Bombeiros constatou irregularidades no projeto de segurança. No caso específico da House, o alvará de funcionamento estava vencido desde outubro do ano passado. A casa precisava se adequar a um novo projeto de segurança por conta de uma reforma no espaço, que ampliou a capacidade de público, inviabilizando o antigo sistema contra incêndio.

O comandante do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros explica que, devido à ampliação, precisou ser instalada uma segunda saída de emergência e aumentada a carga extintora, além das instalações de iluminação e sinalização de emergência, o que manteve a House fechada por dois finais de semana.

No Jacarandá, o caso foi mais grave. O clube em si nunca passou por uma vistoria do Corpo de Bombeiros, e possui um projeto de segurança contestado pela falta de vistoria. Segundo o subtenente Oliveira, as vistorias já realizadas dentro do espaço apenas verificavam questões de seguranças nas estruturas montadas para os shows na parte da quadra, e não nas composições do clube.

Na manhã de sexta-feira, 22, responsáveis pelo Jacarandá informaram que o clube deve passar por uma vistoria na próxima semana. O projeto de segurança já foi elaborado e será implantado nos próximos dias.

A direção da House disse que a casa ficou fechada por conta da reforma, o que coincidiu com a vistoria, que, segundo eles, foi pedida pelo próprio proprietário da House. O espaço já foi aberto após adequações do novo projeto.

Apesar da eficiência nas ações de vistorias, o Corpo de Bombeiros (GBM) enfrenta problemas de deficiência estrutural que acabam comprometendo suas atividades nos 13 municípios que correspondem a sua área de abrangência, atendida por 35 bombeiros que se revezam em plantões de seis homens por dia. Todo o trabalho é feito com apenas um carro de incêndio, e sem veículo para atividades administrativas. As questões já estão sendo revistas pelo comandante do GBM, tenente-coronel Braga Neto, que tenta recuperar um segundo carro de incêndio e disponibilizar um veículo para atividades diárias. A falta de apoio público é outro problema enfrentado pelo Corpo de Bombeiros.

Ainda assim, o 3º Pelotão pretende ampliar suas ações de vistorias, conforme deliberação do doutor Fábio Fernandes Correia, da 6ª Promotoria de Teixeira de Freitas, que solicitou à Prefeitura e a Defesa Civil do município a fiscalização de estabelecimentos que comportem elevado número de pessoas. A medida visa cumprir uma recomendação da Corregedoria e da Procuradoria-Geral do Ministério Público.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, coronel Bartolomeu Calheiros, informou, através da Assessoria da Prefeitura, que já convocou uma reunião com a participação da Secretaria de Infraestrutura, Guarda Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

A reunião acontecerá na próxima semana e servirá para formar uma comissão que fará um levantamento de todos os estabelecimentos já citados pelo promotor, como casas de shows, igrejas, faculdades, dentre outros espaços.

 

Sulbahianews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui