Teixeira de Freitas adere ao Sistema Nacional de Cultura

Teixeira de Freitas adere ao Sistema Nacional de CulturaTeixeira de Freitas, a 827 km de Salvador, deu um passo importante na gestão das suas políticas culturais. Desde a última terça-feira, 14, o município aderiu ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Localizada no Território de Identidade Cultural do Extremo Sul da Bahia, a cidade tem agora a possibilidade de iniciar o processo de construção do seu Sistema Municipal de Cultura.

Com a adesão ao SNC, é enviado de imediato à Câmara de Vereadores o texto de criação do Sistema Municipal de Cultura. De acordo com o diretor de cultura do município, Ramiro Guedes, assim que o conteúdo for aprovado pelos vereadores, será iniciado o processo para regulamentação do Conselho Municipal de Cultura.

Hoje, o setor cultural de Teixeira de Freitas é gerido por um departamento. Guedes enfatiza que a proposta é que esse sistema seja alterado, e uma fundação assuma as ações. “Estamos encaminhando tudo, tanto para a Fundação como ao Conselho, que ainda não está regulamentado, e para o fundo gestor”, comenta.

Por acreditar que o Sistema Nacional de Cultura contribuirá para que o município consiga recursos mais facilmente, por meio de investimentos do Ministério da Cultura, Guedes diz orientar as associações culturais de Teixeira de Freitas a se regulamentar para conseguir os recursos. “ Estamos orientando as entidades como os grupos de teatro, capoeira e cineclubes, por exemplo. Acredito que a primeira sessão legislativa será no início de fevereiro, quando serão retomados os trabalhos pós-recesso, e no início de março tudo estará resolvido”, finaliza.

ESFORÇO – Segundo o representante territorial da Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA) no Extremo Sul, Junieques dos Santos, o trabalho de adesão ao SNC nos municípios do território tem sido desafiador. Isso porque muitos dirigentes não tinham facilidades nos instrumentos tecnológicos, mesmo que ele considere todo o preenchimento dos formulários “muito simples”.

“Antes os dirigentes tinham muitas dificuldades, mas com as orientações que tenho dado indo aos municípios, eles já estão conseguindo. Meu objetivo é que até junho todo o Extremo Sul tenha aderido”.

Santos aponta mais duas cidades que fizeram adesão: Itanhém e Mucuri. “Em alguns municípios, as realidades são diferentes. No caso de Teixeira de Freitas o prefeito acredita que a sociedade civil deve participar de todo o processo”, comemora.

O Território é composto pelas cidades de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamarajú, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui