Com a participação de inúmeras autoridades, a Associação de Educação e Pesquisa El Shaday (Abepes) inaugurou no sábado, 9, em Teixeira de Freitas, a Comunidade Terapêutica El Shaday. Localizado em um sítio de 6 hectares, o espaço conta com toda a infraestrutura necessária para seu funcionamento, através de um sistema hierarquizado de tratamento a dependentes químicos.
Com uma visão integral da pessoa, o trabalho começa com a prevenção, ação que a Abepes vem desenvolvendo desde 2010 e que agora será intensificada. Depois é realizado o atendimento ambulatorial, com equipes multidisciplinares, e há casos em que é necessária a internação. “O sonho que tanto perseguimos hoje é uma realidade. Aqui teremos uma possibilidade de recuperação e inserção social”, acentuou o presidente da associação, pastor Carlos Magno.
Para o representante da Câmara de Vereadores, Gilberto Lemes, o projeto colocado em prática terá vida longa. “É preciso vontade e dedicação, e isso estamos presenciando neste local, que coloca o ser humano em primeiro lugar”. Joalbo Brandão, do Departamento de Defesa Social da Secretaria de Segurança, disse que essas ações de prevenção vão se refletir segurança pública em Teixeira de Freitas. Grazi Guidoni, que representou o secretário de Assistência Social Antonio Jorge, enfatizou o momento histórico vivido e frisou que todos deverão doar um pouco de si para esse projeto.
Para o assessor jurídico da Comunidade Terapêutica, Irisnei Peixoto, o problema das drogas tem que ser tratado com muita sensibilidade. “Temos que ajudar as famílias, ajudar a sociedade e fazer a nossa parte. Esse será um espaço onde Teixeira de Freitas vai colher bons frutos e a rede que se criar aqui deve ser vista por todos como uma iniciativa real de reabilitação do dependente químico”, finalizou.