A I Mostra do Programa Mais Educação em Teixeira de Freitas, que aconteceu neste sábado (29) na Escola Municipal Bom Pastor, encantou a todos os presentes. Um verdadeiro show de talento dos pequenos teixeirenses estudantes de mais de quarenta escolas da rede pública municipal. Com muita alegria e boas surpresas, a Mostra encantou pais, professores e autoridades presentes.
Apresentações de flauta, violão, balé, karatê, futebol, canto, pintura e muitas outras habilidades artísticas foram demonstradas. Numa das produções poéticas, apresentada pela estudante Natielly S. Rocha, ficou claro o sentimento dos estudantes para com o Programa: “o Mais Educação não é de se arrepender/ Porque eu aprendo com ele pra valer (…)/O Mais Educação tem sido bom pra mim/Mas quando não tem aula eu acho ruim/ Eu acordo bem de manhãzinha/ E fico toda animadinha”.
Para o secretário de Educação Ariosvaldo Alves, a I Mostra foi “fantástica, ela demonstra o que acontece, que o programa está dando certo e além de ampliar a carga horária trabalha com a dimensão humana das crianças e adolescentes”. Ainda segundo ele, a implementação do Mais Educação é, também, uma preparação para o funcionamento das escolas em tempo integral, “é mais um passo que estamos dando, está funcionando, e Teixeira mais uma vez sai a frente nesse processo”, comentou.
Os pais presentes também comemoram o sucesso do Programa. De acordo com Camila Petri, mãe de Yasmin Petri, 7 anos, que estuda no Irmã Dulce, os resultados têm sido “muito positivos”: “o desempenho dela melhorou muito, é gratificante ver que ela está aprendendo outras coisas e que isso está fazendo ela se esforçar mais também em sala de aula”. Já a estudante Jhenyff Santos, 12 anos, da Escola Municipal Antônio Chicon Sobrinho, que foi uma das ganhadoras dos brindes sorteados, destacou “o Mais Educação é bom porque eu aprendo uma coisa que eu gosto, que é o violão, e isso me incentiva a buscar mais, me anima a aprender”.
O Programa Mais Educação acontece com a parceria dos Governos Federal e Municipal, visando a construção de uma agenda de educação integral das redes públicas estaduais e municipais de ensino, ampliando a jornada escolar para, no mínimo, 7 horas diárias. Para tanto, além da grade curricular convencional, são desenvolvidas as atividades voltadas para a educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, educação econômica, dentre outras. A I Mostra foi a primeira oportunidade dos estudantes de apresentar um pouco do que foi aprendido e desenvolvido nas oficinas e os resultados do Mais Educação.
Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas