No dia 20 de outubro, às 19h, o Cineclube Sal na Pipoca vai homenagear o professor. Para isso, escolheu o filme “Ao Mestre com carinho”, consagrada produção inglesa, que mostra o dia a dia sofrido de um professor britânico em contato com uma classe de adolescentes problemáticos, em uma história que comoveu o mundo.
To Sir, with Love (“Ao Mestre com Carinho”) é um filme britânico de 1967, estrelado por Sidney Poitier, que retrata questões sociais e raciais em uma escola localizada na comunidade pobre de Londres. James Clavell dirigiu e escreveu o roteiro, baseado na semi-autobiografia homônima de E. R. Braithwaite.
A canção tema do filme, “To Sir, with Love”, cantada por Lulu, transformou-se em um sucesso, liderando as paradas musicais estadunidenses naquele ano, e foi citada pela revista Billboard como a “número um” em 1967. O filme ocupou o número 27 na lista dos 50 melhores filmes de High Schoool[1] na Entertainment Weekly’.
O filme retrata uma ficcional representação da cultura londrina, e estabelece um gênero em que um professor idealista é confrontado com uma classe de adolescentes problemáticos e socialmente desajustados, fora dos padrões escolares convencionais. O primeiro filme nessa linha foi Blackboard Jungle, em 1955 — em que, incidentalmente, Poitier tem um aluno problemático. O filme presente aborda uma situação em que Poitier é um professor negro em uma escola predominantemente de alunos brancos, em Londres. Apesar de tocar no assunto racial, a trama se concentra mais nos usuais problemas da adolescência, em especial numa comunidade pobre, e na necessidade da identificação com a figura de um líder.
O filme “Ao mestre com carinho” foi escolhido pelo departamento de Cultura para homenagear o professor, por mostrar o contato de um mestre com uma classe problemática de adolescentes, realidade que acontece em várias escolas de Teixeira de Freitas. A soberba atuação de Sidney Poitier garante a dureza e a ternura necessárias para caracterizar um mestre em sua verdadeira acepção da palavra.
Dia 20 de outubro, portanto, o professor está convidado para essa homenagem, que acontecerá no Galpão da Cultura, ao lado da Galeria Costa Pinto, às 19h.