A oficina de capacitação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), foi realizada nos dias 29 e 30 de outubro, no auditório da Universidade Unopar. O evento tratou especificamente do novo instrumento de trabalho do MDS que é o Prontuário Eletrônico.
O Prontuário SUAS tem como objetivo oferecer aos profissionais dos CRAS e dos CREAS um instrumento que auxilie e oriente a organização das informações relativas ao processo de acompanhamento das famílias e indivíduos. Espera-se que seja capaz de induzir o aprimoramento do processo de trabalho, dando visibilidade às múltiplas dimensões que devem ser consideradas no processo de acompanhamento familiar.
A abertura do evento foi feito pela secretária municipal de Assistência Social, Jussara Bahia, que falou da importância da união do extremo Sul para o fortalecimento da política Nacional de Assistência Social
A oficina foi conduzida pela assistente Social, técnica de referência e servidora do município, Adriele Macário, que foi indicada pela Prefeitura de Teixeira de Freitas para ser multiplicadora do MDS no extremo Sul.
Participaram do evento as cidades do Extremo Sul da Bahia representadas por técnicos, advogados, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de nível superior com registro em conselho que atuam nos CRAS e CREAS dos municípios.
Nos dois dias da oficina foi possível esclarecer muitas dúvidas e também o surgimento de questionamentos a respeito da Política Nacional de Assistência Social e também a respeito do comportamento dos municípios referente ao SUAS. Foi também possível criar uma linha de comunicação com os profissionais do extremo Sul e servidores do SUAS para esclarecimentos e dúvidas.