Situação ocorre desde a madrugada de terça (28).
Problema é antigo, só macrodrenagem pode resolve, diz secretário.
Moradores da cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado, enfrentam prejuízos causados pelas chuvas desde a madrugada desta terça-feira (28). Ruas alagadas, água invadindo as casas e dificuldade de transitar na cidade são alguns dos problemas.
De acordo com os moradores do município, não é preciso chover muito para as ruas alagarem. “Quando chove a gente tem que ficar de vigília aqui que se não encharca tudo dentro de casa. Tem que ficar fazendo barragem, botando pano, saco de areia para a água não entrar em casa porque é difícil demais”, relata o morador Genilson Simões.
Na rua Jackson Xavier de Barros, no bairro Bela Vista, para sair de casa os moradores são obrigados a caminhar pela rua completamente alagada . “A preocupação é grande porque já perdi uma vez os móveis e se continuar chovendo vou perde tudo de novo”, lamenta o produtor rural, Ivan Lopes.
“Tive que estacionar o carro longe de casa. A minha esposa foi andando porque não tem como passar. Se eu passar, a água faz aquele volume mais alto, eu fico preso aqui e as casas todas ficam inundadas”, conclui o agricultor, José Carlos Martins
Segundo o secretário de infraestrutura de Teixeira de Freitas, uma obra de macrodrenagem deve ser realizada ainda este ano na cidade.
“Isso é um problema antigo, antigo e que somente a macrodrenagem vai resolver. No mês passado assinamos um documento para liberação de recurso pelo PAC 2 para fazer essa obra. A prioridade são os bairros como Bela Vista, centro e Wilson Brito. Até dezembro as obras devem ser iniciadas. Ainda assim, gostaria de pedir a colaboração das pessoas pra não jogem lixo nas ruas, pois acabam entupindo boeiros”, explica o secretário Henrique Gonçalves da Cruz.
Fonte: G1, com informações da TV Santa Cruz