Teixeira: Audiência apresenta diagnóstico da habitação

Cumprindo mais uma etapa do Plano Local de Habitação de Interesse Social (Plhis), a Prefeitura de Teixeira de Freitas e a Secretaria Municipal de Habitação apresentaram o diagnóstico habitacional da cidade. A apresentação foi realizada em Audiência Pública na Câmara Municipal na noite desta quarta-feira (27).

O público presente lotou o auditório e contou com vereadores, estudantes, representantes de conselhos, sindicatos, associações de moradores, profissionais do Crea, entre outros e, na mesa diretora, estiveram: o prefeito João Bosco, a Secretária de Habitação Erlita de Freitas, o presidente da Câmara Municipal Ronaldo Cordeiro, o gerente geral do Banco do Brasil Roberto de Jesus e a representante da Caixa Econômica Mirian Ramos e a coordenadora do Plhis Iânia Pereira. As explanações foram feitas por Iânia e também pelo coordenador técnico Igor Borges.

Este diagnóstico permitirá que o município trace seu plano de habitação para sanar problemas e buscar recursos, levando em consideração o vertiginoso processo de crescimento populacional de Teixeira de Freitas. Ao fim das exposições, a os integrantes da plateia tiveram a oportunidade de questionar e falar sobre a realidade que enfrentam em suas localidades de moradia.

Durante o evento, a coordenadora Iânia explicou que o diagnóstico levou em consideração os dados oficiais do IBGE, IPEA, FJP e SEI, além de informações da própria gestão municipal, visitas de campo com registros fotográficos e ainda reuniões com pessoas ligadas ao setor. Entre os dados apresentados por Igor, constou o déficit habitacional para cerca de 10 mil famílias, somente na área urbana de Teixeira de Freitas. Além de mais de 400 domicílios em situação de muita precariedade.

O prefeito João Bosco salientou a importância desta ação para nortear o desenvolvimento de Teixeira de Freitas e reforçou que esta gestão tem na participação popular uma de suas principais referências, e que paralelamente ao Plhis, está sendo desenvolvido o Plano Municipal de Saneamento Básico, também com a participação de populares.

A secretária Erlita fez questão de enfatizar o envolvimento da equipe da Secretaria para o sucesso do Plano, bem como, agradeceu aos presentes pelas intervenções. Outras etapas para a construção deste planejamento serão iniciadas na próxima semana, a exemplo de ações temáticas e, no dia 4 de dezembro, haverá outra Audiência Pública para discutir a habitação na zona rural. Esta audiência será no Centro Social Urbano (CSU) de Teixeira de Freitas.

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui