Teixeira: Arrecadação e distribuição de 30 mil kg de alimentos marcam primeira semana do PAA

Teixeira: Arrecadação e distribuição de 30 mil kg de alimentos marcam primeira semana do PAACerca de 30 mil quilos de alimentos provenientes da agricultura familiar foram distribuídos a entidades sociais de Teixeira de Freitas pelo Governo Municipal, somente nesta última semana de setembro, quando foi retomado. Através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o governo municipal teixeirense, articulado com os governos federal e estadual, está promovendo o acesso das populações em situação de insegurança alimentar a produtos saudáveis e a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

De acordo com a secretária de Agricultura Lívia Alves “nós funcionamos com um modelo misto, a articulação da União, do Estado e do Município é que faz o PAA dar certo”. Ela explicou que o governo municipal faz o trabalho de cadastramento dos produtores e entidades, realiza a coleta dos alimentos e os distribui. Todos os participantes do Programa são obrigatoriamente identificados como agricultores familiar, enquadrando-se no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), cuja prova se faz por meio da Declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap).

Através do relatório produzido após a distribuição, os agricultores recebem a verba diretamente via conta bancária. Apenas no período de 22 a 26 de setembro a produção alcançou cerca de 30.000 Kg, o que corresponde a aproximadamente R$ 65 mil a serem repassados aos agricultores familiares. O produtor José Emídio Correia dos Santos, 50 anos, da comunidade Menino Jesus, trabalha na terra com as filhas e planta especialmente para o PAA os produtos aipim e banana. Para ele, o programa “é um incentivo a mais, aumenta a renda e é uma segurança que a gente tem”.

Abóbora, tomate, coco, feijão, farinha, melancia, graviola, banana, aipim, mamão, mel, folhagens como alface, tempero verde, couve, repolho e muitas outras riquezas da terra são cultivadas pelas comunidades rurais e levadas ao prato de quem realmente precisa. Desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em Teixeira de Freitas o PAA é executado na modalidade compra direta e doação simultânea e participam do programa mais de 220 produtores e mais de 50 entidades sociais, previamente cadastrados.

“O PAA atua junto ao agricultor familiar e possui, também, um caráter socioassistencial, porque nós distribuímos esses alimentos a entidades que visam diretamente auxiliar famílias carentes”, destacou a secretária, e exemplificou a destinação dos alimentos a órgãos como Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e organizações não governamentais do município que cuidam de crianças, idosos e famílias carentes.

 

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui