Teixeira: Agentes ambientais participam de café da manhã e discutem propostas sustentáveis

Teixeira: Agentes ambientais participam de café da manhã e discutem propostas sustentáveisCuidar das pessoas tem sido o lema da Gestão municipal em Teixeira de Freitas. E, nesse sentido, foi promovido na manhã de quinta-feira (1º) um café da manhã com os catadores de lixo, ou melhor, com os agentes ambientais que atuam na cidade. A proposta é promover condições dignas de trabalho e aliá-lo à sua função social, contribuindo com a proteção do meio ambiente.

O Aterro Sanitário de Teixeira de Freitas passou por um estudo gravimétrico, que, em palavras simples, analisa a capacidade de produção de resíduos reaproveitáveis. Esse estudo foi feito por intermédio do Governo Estadual/Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, via projeto Pró-catador.

A proposta é fortalecer a Economia Solidária, para que o trabalho de coleta seletiva dos catadores seja devidamente remunerado, e incluir Teixeira de Freitas na rede de comercialização desse material. “Esse estudo aferiu a capacidade e a viabilidade econômica do que é produzido aqui, a ideia é qualificar os catadores para produção de material de qualidade, para que o valor do produto seja valorizado e eles tenham um incremento na renda”, explicou o engenheiro Tiago Vilaronga.

O secretário de Meio Ambiente Arnaldo Ribeiro, comentou sobre a importância da ação. “Esses catadores, na verdade, desempenham um importante papel na nossa sociedade, eles recolhem um material que iria degradar a natureza, separam e contribuem com a reciclagem”, comentou Arnaldinho. “E, por compreender essa importância é que estamos buscando parceiros e alternativas para que sejam dignas as condições de trabalho desses agentes ambientais”, destacou ele.

Do café da manhã participaram o secretário de Serviços Extraordinários Cláudio Guaraná, o presidente da Cooperativa de Catadores Milton Costa, o técnico social da Cooperativa Jairo Rodrigues e os agentes ambientais.

 

Ascom da Prefeitura de Teixeira de Freitas

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui