Vídeo: Teixeira: 1º “Encontro Delas” discute os desafios do empreendedorismo feminino

Teixeira: 1º “Encontro Delas” discute os desafios do empreendedorismo feminino. Fotos: André Lopes/ OSollo

Na tarde desta quarta-feira, 17 de novembro, a Câmara da Mulher Empresária (vinculada ao Sindicato do Comércio Varejista – Sincomércio) e Sebrae Bahia realizaram a 1ª edição do “Encontro Delas”. O evento aconteceu no Espaço D, em Teixeira de Freitas.

A programação visou fortalecer o empreendedorismo feminino através do painel e de informações que possam enriquecer as teixeirenses que se dedicam a esta atividade. As inscrições foram gratuitas.

Rosemma Maluf, coordenadora da Câmara Estadual da Mulher Empresária (CME-BA/Fecomércio-BA). Foto: André Lopes/OSollo

A mediadora do painel foi Rosemma Maluf, coordenadora da Câmara Estadual da Mulher Empresária (CME-BA/Fecomércio-BA).

Para ela, o encontro coroa um trabalho desenvolvido em todo o estado, fortalecendo o ambiente de negócios “a partir do associativismo, capacitação e diversas ações que tragam benefícios e competitividade para negócios liderados pelas mulheres”.

Apresentadora, jornalista e palestrante, Maria Cândida

A apresentadora, jornalista e palestrante, Maria Cândida, disse que o evento “significa, primeiro, que as mulheres estão com tudo”, tanto aquelas que estão há mais tempo no mercado, quanto novas empreendedoras. “Eu, particularmente, quero dar foco para a transformação digital, que já estava planejada para acontecer, mas foi acelerada, e as empresárias precisam olhar para isso: capacitar no digital, físico ou nos dois. É inevitável”, destacou.

Dalci Meira de Andrade, empresária

Dalci Meira de Andrade, empresária, ressaltou a vontade das mulheres de alçarem voos cada vez mais altos. “A mulher está querendo e está planejando se consolidar, com um potencial muito grande para enfrentar os problemas, as crises”, comentou.

Facilitadora da Rede Mulher Empreendedora para o programa Womenwill do Google, Priscilla de Sá,

A facilitadora da Rede Mulher Empreendedora para o programa Womenwill do Google, Priscilla de Sá, lembrou dos impactos da pandemia nos negócios e a oportunidade de retomar com disposição. “Agora, é o momento de reunir forças e recursos para retomarmos nossas atividades com ganhos, com crescimento. Pensar grande e agir grande. Acredito muito na união feminina”, disse.

A presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Teixeira de Freitas participou do “Encontro Delas”, realizado pela CME. Em sua fala sobre empreendedorismo feminino, Jessyluce Reis destacou o histórico da atuação da ACE ao longo de 29 anos de existência no município e o apoio que vem dando ao empreendedorismo feminino através de várias ações, a exemplo do Projeto Empreender, que irá capacitar mulheres empreendedores em suas diversas áreas de atuação.

Jessyluce Reis durante sua fala no Encontro Delas. Foto: reprodução

Jessyluce falou ainda que a partir das experiências que ela tem como empreendedora não é uma visão romântica, tendo em vista que empreender demanda esforços que para a mulher vai muito além. Muito aplaudida pelas expectadoras que lotaram o Espaço D, a presidente da ACE comentou ainda que é preciso quebrar algumas crenças de que sociedade entre mulheres não dá certo, de que empreender entre mulheres não dá certo, pela antiga visão de que mulheres não são unidas. “Mulher empreender com mulher dá certo sim!!!!. Basta que uma mulher respeite o sonho da outra, que uma mulher dê as mãos às outras. É possível sim”, disse Jessyluce, que foi muito elogiada pelo discurso forte e motivador.

O encontro teve o apoio de entidades, como a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Comercial e Empresarial (ACE), e da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui