Teatro Popular de Ilhéus encerra ocupação artística do TCA Núcleo este mês

Nesta e na próxima semana duas importantes praças de Salvador servirão de cenário para a encenação gratuita da comédia ‘Medida por Medida’, com direção de Romualdo Lisboa e inspirada livremente na obra homônima de William Shakespeare (1564-1616). A nova montagem do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), grupo vencedor da edição 2014 do edital TCA.Núcleo, estreia nesta quarta-feira (10), com apresentações na Praça Municipal até o próximo domingo (14), sempre às 18h.

Na semana seguinte, entre os dias 17 e 21 (quarta a domingo), também às 18h, a peça será encenada no Campo Grande. A temporada do novo espetáculo do TPI marca o encerramento do Projeto ‘Shakespeare -Teatro Popular em Construção’, que integra o TCA.Núcleo 2014, edital realizado pelo Teatro Castro Alves, com o apoio da Fundação Cultural do Estado (Funceb), ambos vinculados à Secretaria de Cultura (Secult).

Baseado em texto de Shakespeare, escrito entre 1603 e 1604, com tradução de Fernando Yamamoto (diretor da companhia potiguar Clowns de Shakespeare), a montagem tem a dramaturgia construída a partir de uma parceria entre Yamamoto e Romualdo Lisboa, diretor do TPI.

“A obra shakespeariana aponta caminhos pedagógicos sobre o ciclo de vida do indivíduo, seus valores envolvidos, seus aspectos sociológicos, no sentido de sinalizar como o ser humano pode dialogar com o espaço natural e social que o circunda”, explica Romualdo. A comédia encenada pelo grupo ilheense permanece atual por abordar temas como o poder, a corrupção e os dilemas éticos e morais da vida pública e privada.

Edital

O grupo ilheense foi o primeiro colocado na 20ª edição do Edital TCA.Núcleo. Com o projeto ‘Shakespeare-Teatro Popular em Construção’, a companhia realizou, entre agosto e dezembro deste ano, uma ocupação artística no Complexo TCA e promoveu um intercâmbio com o grupo Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte. A programação constou de apresentações de espetáculos, seminários, oficinas, além da estreia da nova montagem ‘Medida Por Medida’.

Fonte: Secom BA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui