O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) realizou o primeiro pregão eletrônico da sua história, dando continuidade ao processo de transferir para o meio virtual os seus procedimentos, como aconteceu, em 2015, com os processos e autos que passaram a tramitar eletronicamente. A sessão pública teve por objetivo a aquisição de materiais de informática, do tipo “menor preço por item”, e o novo procedimento, que teve a participação de 12 empresas, deverá representar uma economia de 37%, tomando como base o valor referencial obtido pelo setor de compras do TCE/BA.
Com a utilização da ferramenta “Licitações-e” do Banco do Brasil, o TCE/BA amplia a participação das empresas em todo o território nacional, o que permite encontrar preços mais vantajosos, simplificando muitas das etapas burocráticas que tornavam morosa a contratação. Para o presidente da Comissão Permanente de Licitação (Copel), Carlos Magno Rehem Dantas, outra grande vantagem do pregão eletrônico é o aumento da competitividade. E explicou: “Imagine uma modalidade onde é possível vender produtos e participar de uma licitação de qualquer lugar do Brasil, sem necessitar sair do escritório. Às vezes o deslocamento atrapalha e gera mais custos. Agora, poderemos avaliar e fechar as licitações, de forma prática e rápida, com total transparência”.
“Esta nova modalidade de licitação preserva o princípio de igualdade e da moralidade, além de reforçar a política de transparência nos procedimentos licitatórios, aumentar a eficiência e dar agilidade aos processos”, destacou o membro da Copel, o agente de Controle Externo José Maria Magnavita Filho. Para participar de outros pregões eletrônicos no TCE/BA, é necessário que o fornecedor faça sua adesão no “Licitações-e” do Banco do Brasil e cadastre seus representantes. Ao preencher o formulário disponível na internet, o fornecedor fará apenas um precadastramento, a ser enviado à agência de sua escolha, que fará contato, no prazo de 48 horas, para efetivar o cadastramento.
Gustavo Rozário
Tribunal de Contas do Estado da Bahia
Assessoria de Imprensa