Talento teixeirense: Israel Rei de Almeida participa do Prelúdio na TV Cultura

Talento teixeirense: Israel Rei de Almeida participa do Prelúdio na TV Cultura
Talento teixeirense: Israel Rei de Almeida participa do Prelúdio na TV Cultura. Fotos: Ascom

Desde muito pequeno o músico Israel Rei de Almeida, 23 anos, entrega talento e carisma pelos palcos de Teixeira de Freitas-BA e região. E, desde muito jovem, seu esforço o faz transcender fronteiras. A novidade é a participação do violista clássico no programa Prelúdio da TV Cultura. Na noite de domingo (01), Israel brilhou na segunda etapa do programa ao apresentar a peça “Cecil Forsyth- Concerto para Viola (1º Movimento)”.

Israel, que teve acesso ao universo da música clássica aos 11 anos, graças a projetos sociais, foi alvo de elogios por parte dos jurados do programa. Ao final de sua apresentação, regida pelo Maestro Julio Medaglia, o músico ouviu da cantora lírica Marília Vargas: “É uma delícia ouvir você, Israel. Parece que você está cantando” enquanto o Maestro Emiliano Patarra afirmou: “Você é dono desse concerto”.

Talento teixeirense: Israel Rei de Almeida participa do Prelúdio na TV Cultura

O encontro com a Viola

Nascido em família muito simples, Israel encontrou na família o apoio necessário para chegar e permanecer na música. Graças a projetos sociais, como o Orquestrando Futuros do ICED (Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento), ele conseguiu estudar música clássica e se apresentar em palcos que lhe abriram portas para tantas outras oportunidades.

“É sempre uma alegria indescritível ver nossos meninos crescendo mundo afora”, comentou o maestro Orley Silva, que por anos acompanhou Israel pelo ICED.
Logo de início, Israel tocava violino “porque era o único instrumento disponível no projeto”. Mas assim que conheceu o som e as possibilidades da viola, teve certeza de que havia encontrado o seu instrumento que tem “um som que permite permanecer entre o violino e o cello [violoncelo]”, como ele contou em seu vídeo de apresentação do Programa.

O Programa da TV Cultura

Prelúdio, programa criado pela TV Cultura, une a música clássica ao tradicional formato de “show de talentos”. Os episódios são gravados no Teatro Franco Zampari, em São Paulo. Podem participar jovens instrumentistas de até 25 anos e cantores de até 28 anos, que terão a oportunidade de ganhar uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria, oferecida pela Embaixada da Hungria.

Cada candidato selecionado se apresenta duas vezes na fase eliminatória, em episódios diferentes, tocando músicas distintas. Quem atingir as maiores notas é classificado para as semifinais. Os quatro semifinalistas vão para a final na Sala São Paulo, que acontece no dia 25 de novembro.

Por: Michele Ribeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui