Suzano fortalece iniciativas de prevenção a queimadas na Bahia

Suzano fortalece iniciativas de prevenção a queimadas na Bahia
Suzano fortalece iniciativas de prevenção a queimadas no sul da Bahia – Foto: Divulgação

O Programa Floresta Viva, promovido pela empresa, atua na proteção ao meio ambiente com o apoio de colaboradores e comunidades no Extremo Sul da Bahia

Com a chegada das altas temperaturas ao Extremo Sul da Bahia, cresce o risco de focos de incêndios na região, ameaçando fauna e flora.  Para somar esforços, contribuir para  proteger a natureza e conservar todas as formas de vida, a Suzano, por meio do Programa Floresta Viva, desenvolve ações de conscientização, investe em tecnologia de ponta no controle e prevenção de incêndios florestais e mantém um canal direto com a comunidade, parceiros e colaboradores para denúncias de atitudes irresponsáveis e criminosas contra as florestas. Neste período de maiores ocorrências, o programa reforça essas iniciativas.

Os incêndios florestais podem causar grandes danos, como a poluição do ar, redução da biodiversidade, morte de animais e até prejudicar as áreas habitadas. A participação da comunidade é importante no que diz respeito às informações sobre as ocorrências de incêndios em florestas de eucalipto ou nativas nas áreas da empresa, por meio de ligação gratuita para o número do programa, o 0800 771 1418, com atendimento 24 horas.

O Floresta Viva promove palestras, encontros e treinamentos com colaboradores próprios e terceiros da Suzano, equipes de vigilância e combate a incêndios, comunidades rurais, vizinhos e população em geral. A empresa atua em parceria com instituições e órgãos ambientais para compartilhar informações e ampliar o impacto positivo da iniciativa. Participam também do programa o Corpo de Bombeiros, a Polícia Ambiental e a Secretaria de Meio Ambiente dos municípios envolvidos, realizando palestras educacionais nas escolas e comunidades.

Em 2020, mesmo em um ano atípico e cheio de desafios, as ações continuam, entre elas, a divulgação de materiais de comunicação, como cartazes, para informar os colaboradores e a população sobre o canal de contato disponibilizado. Além disso, a Suzano prepara a plotagem de veículos de combate a incêndio, também com o número 0800 do Programa Floresta Viva.

“Com essas ações, buscamos fortalecer nosso canal de contato com a comunidade para que nos acionem ao identificar ocorrências que ameacem as florestas. Nesta época, devido às condições climáticas, os incêndios florestais se alastram com maior facilidade, e podem causar maiores danos ambientais. Contamos com o apoio de todos para proteger nossas florestas, a flora, a flora e as comunidades da nossa região, que sofrem com a fumaça e também correm riscos”, explica Thaís Zucolotto, Analista de Meio Ambiente Florestal da Suzano.

Em 2021, após o retorno das aulas presenciais, a Suzano espera dar continuidade às palestras educativas sobre prevenção de incêndios nas escolas e para outros públicos.

Saiba como ajudar a proteger as florestas:

  • Não coloque fogo em propriedades, mesmo que sejam suas. Essa ação pode afetar a qualidade do solo, da água e inclusive atingir áreas ambientalmente protegidas, essenciais ao estabelecimento do equilíbrio do nosso planeta;
  • Não jogue bitucas de cigarro pela janela do carro, evite incêndios à beira de rodovias;
  • Ajude a conscientizar outras pessoas sobre a importância de cuidar e proteger nossas florestas;
  • Denuncie e reporte pelo 0800 771 1418 qualquer atitude irresponsável e/ou criminosa contra as florestas, incluindo os incêndios florestais.

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 11 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem aproximadamente 37 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui