A Suzano, em parceria com a Fundação Iochpe, realizou no dia 21 de junho, no auditório da unidade de Mucuri (BA), a formatura da 15ª turma do Formare, programa de capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. Ao todo, 18 jovens receberam os diplomas do curso de Operador de Processos de Produção.
De acordo com o gerente de Gente e Gestão da unidade Mucuri, Thiago Costa Tavares, desde 2005 o projeto já formou cerca de 300 jovens da região, dos quais 90 estão trabalhando na Suzano. Em âmbito nacional, o programa tem aproveitamento de 49% dos formados, que atualmente trabalham como colaboradores(as) próprios, prestadores(as) de serviço, estagiários(as) ou aprendizes. “Esses dados reforçam cada vez mais o nosso papel de aproveitamento interno e de contribuir com o desenvolvimento econômico e social da região”, ressalta Thiago.
O formando Daniel de Jesus, de 21 anos, morador de Itabatã, comemora a conquista de uma vaga de estágio após a conclusão do curso. “Fiz a minha inscrição no curso após ver um anúncio na internet, agora, cerca de um ano depois, estou trabalhando como estagiário técnico na área de utilidades, na fábrica de Mucuri. Minha intenção é crescer profissionalmente, e por isso não parei de estudar, já comecei um curso técnico em química para quem sabe um dia, ser efetivado na Suzano”, afirma Daniel.
Todos os formandos da 15ª turma são residentes de Mucuri, Itabatã, Posto da Mata, Nova Viçosa e das comunidades Juerana, Colônia Nova e 31 de Março. Na cerimônia de formatura, os formandos puderam ouvir e interagir com profissionais da empresa.
“A Suzano tem o compromisso de contribuir com desenvolvimento social nas regiões em que atua, fortalecer a educação e colaborar para inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. Por meio do Programa Formare, conseguimos renovar o nosso olhar para o futuro em prol de uma sociedade mais justa e com melhores oportunidades”, destaca Talita Maria Pareja, Gerente Executiva de Comunicação e Marca, Voluntariado e Projeto de Formação.
O evento contou também com a gerente-executiva florestal da Suzano, Jany Kelly Guizzardi Belitardo; o diretor de operações industriais da Suzano Mucuri, Heverton Fábio de Faria Dias; a analista de voluntariado da Suzano Imperatriz (MA), Ana Valquíria Carvalho; e a prefeita de Nova Viçosa, Luciana Sousa Machado Rodrigues.
O programa Formare é realizado também nas unidades de Suzano (SP), Aracruz (ES), Três Lagoas (MS), Imperatriz (MA) e em 2023 foi inaugurada uma nova unidade em Belém (PA), totalizando 6 unidades e tornando a Suzano a empresa com o maior número de escolas no Brasil. O programa atende a jovens com Ensino Médio completo ou cursando e com renda familiar de até um salário-mínimo por pessoa.
A capacitação
A capacitação profissional tem carga horária de 1.200 horas, considerando aulas teóricas e práticas, e os alunos receberam ainda material escolar e uniforme; alimentação e transporte; seguro de vida; assistência médica ambulatorial; bolsa auxílio (salário-mínimo por hora – lei de aprendizagem) e certificado de qualificação profissional.
As aulas foram ministradas por colaboradores(as) voluntários(as) da companhia, capacitados(as) pela Fundação Iochpe, e contemplaram conteúdos como: certificação de qualidade, comunicação oral e escrita, inovação, fundamentos da logística, informática aplicada, manutenção eletromecânica, matemática aplicada e lógica, processos produtivos, além de segurança no trabalho, meio ambiente e processo produtivo.
Sobre a Suzano – A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br