Suzano e Viação Santa Clara formam mulheres para trabalhar no transporte coletivo

Suzano e Viação Santa Clara formam mulheres para trabalhar no transporte coletivo
Suzano e Viação Santa Clara formam mulheres para trabalhar no transporte coletivo. Fotos: Ascom

A Suzano, em parceria com a Viação Santa Clara, realizou no dia 8 de julho, no auditório da unidade de Mucuri (BA), a formatura da primeira turma do projeto Mulheres de Sucesso, que ofereceu o curso profissional de condutoras de veículos de transporte coletivo. A qualificação, destinada apenas para mulheres habilitadas nas categorias D ou E da CNH, visou preparar novas profissionais para atuarem na área.

Durante a cerimônia de formatura, o representante da Viação Santa Clara, Kleberson Cecato, anunciou a contratação de algumas formandas pela empresa. “Temos a satisfação de informar que algumas das formandas já estão contratadas e operacionalmente ativas na nossa empresa. É uma grande honra para a Viação Santa Clara participar da evolução profissional e social dessas mulheres, proporcionando possibilidade de carreira e estabilidade financeira”, afirma Kleberson.

Suzano e Viação Santa Clara formam mulheres para trabalhar no transporte coletivo

Na primeira turma do projeto, 12 mulheres receberam os diplomas do curso, que teve duração de dois meses. Uma das formandas é Vanilza Silva Coelho, de 50 anos. “Tirei a habilitação D há cerca de um ano, e estava em busca de uma oportunidade na área, mas desacreditada por conta da minha idade. Com o curso, entendi que não há idade para correr atrás dos sonhos, desde que você tenha qualificação. Agora me sinto preparada para concorrer a uma vaga com os mais jovens”, ressalta Vanilza.

O curso contou com disciplinas como direção defensiva, atendimento ao público, mecânica de automóveis e educação financeira, dentre outras. As participantes tiveram a oportunidade de passar por um período de ambientação dentro dos setores da empresa Santa Clara, como a oficina e a garagem, onde tiveram aulas práticas acompanhadas e uma verdadeira imersão no dia a dia da empresa.

Suzano e Viação Santa Clara formam mulheres para trabalhar no transporte coletivo

Para a formanda Catiane de Jesus Mota, 36, o curso foi uma grande oportunidade de recomeçar a vida profissional. “Eu atuava como instrutora de trânsito em São Paulo, mas precisei me mudar para a Bahia este ano e estou recomeçando a vida aqui. Este curso chegou no momento em que mais precisava e está abrindo as portas para eu atuar na área que sempre almejei”, conta.

Já a formanda Vivea Scheidegger Pereira, 40, afirma que vai manter uma tradição de família. “Durante toda a minha vida eu vi meus tios e irmãos dirigindo esses caminhões e ônibus, e sempre me imaginei nesse lugar também. Agora tenho a oportunidade de ser a primeira mulher da família a manter a tradição. Estou muito feliz e grata pela oportunidade”, afirma.

Suzano e Viação Santa Clara formam mulheres para trabalhar no transporte coletivo

Segundo a gerente Facilities da Suzano, Valdireni Crippa, com mais essa iniciativa, a Suzano promove a diversidade, equidade e inclusão de mulheres ao mercado de trabalho. “A Suzano atua como apoiadora do curso e visa fortalecer as relações com as comunidades locais e estimular a geração de emprego e renda nas áreas onde atua. Além disso, é compromisso da empresa – tanto em suas operações próprias quanto com empresas parceiras – promover a inclusão de mulheres ao mercado de trabalho”, ressalta ela.

Também participaram da cerimônia a gerente executiva de Negócios Florestais da Suzano, Jany Kelly Guizzardi; o gerente da Silvicultura, Erich Cassiano Andrade; a analista Facilities, Maira Amaral Tavares; dentre outros representantes da Suzano, Viação Santa Clara, Viação Águia Branca e familiares das formandas.

Sobre a Suzano – A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui