A iniciativa beneficiará 2 mil alunos do município e envolverá a comunidade escolar e lideranças da elaboração de conteúdos didáticos
A Suzano iniciou uma parceria com o Município de Mucuri, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação, para realização do projeto “Mucuri, Bahia– Brasil – Cultura, Ambiente e Cidadania”, criado para fomentar a implementação de políticas públicas de educação para a sustentabilidade na rede pública de ensino do município. O termo foi assinado pelo secretário Municipal de Educação, professor Dalmo Costa, e André Brito, gerente de Relações Corporativas da Suzano. O projeto será realizado durante o ano de 2021 e beneficiará mais de 2 mil alunos.
Na primeira fase, os estudantes e professores receberão um livro que retrata o contexto socioambiental municipal, estadual e nacional, em uma leitura multidisciplinar e multiescalar. Serão abordados temas culturais, históricos, sociais e ambientais da Bahia, de Mucuri e do Brasil, sempre associados a estratégias de aprendizado que serão desenvolvidas com a mediação dos professores. Na fase seguinte, os professores participarão de uma formação visando a elaboração de projetos didáticos. Ao final, haverá a realização de uma feira de conhecimento, reconhecendo professores, estudantes e escolas engajadas à iniciativa.
“A Suzano quer contribuir para a construção de políticas públicas educacionais, a partir de iniciativas de parcerias com prefeituras e secretarias municipais de educação. O objetivo desse novo projeto é engajar alunos, professores e lideranças locais na transformação da sociedade, sensibilizando sobre a importância do meio ambiente na vida das pessoas. A Suzano tem como direcionadores Gente que inspira e transforma, Gerar e compartilhar valor, Só é bom para nós se for bom para o mundo e essa parceria caminha junto a esses propósitos genuínos, com resultados que repercutem não só no ambiente escolar mas em toda a comunidade”, afirma André Brito, gerente de Relações Corporativas da empresa.
Segundo o secretário Municipal de Educação, professor Dalmo Costa, o projeto vai ao encontro dos ideais do Governo Municipal, que reconhece a importância dessas parcerias voltadas para a educação.
“Esse projeto é capaz de transformar com sensibilidade as realidades atuais prospectadas, visando um futuro mais apropriado aos dias que transcorrem nesse diálogo com as questões contemporâneas. E a gestão municipal reconhece a importância dessas parcerias voltadas à educação. É importante que elas sejam consolidadas, virando uma perenidade que seja capaz de transpor as identidades específicas de governo. A expectativa é que essa abertura dos profissionais do magistério com as comunidades possa gerar mais participação a fim de avançarmos com projetos de educação”, destaca o secretário.
A iniciativa tem a coordenação técnica da Profa. Dra. Sueli Angelo Furlan, Mestre e Doutora em Geografia Física pela USP, Coautora dos Parâmetros Curriculares Nacionais em Meio-ambiente e coautora do primeiro currículo integrado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Currículo da cidade de São Paulo – componente Geografia).
A Suzano também está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), que abrangem as dimensões ambiental, econômica e social do desenvolvimento sustentável, de forma integrada e inter-relacionada. A companhia entende que o engajamento do setor privado é fundamental para acelerar o cumprimento da Agenda 2030 e essa parceria reitera esse compromisso.
“Educar para sustentabilidade é construir, na prática, perspectivas criativas de um mundo melhor. O projeto tem como propósito desenvolver conhecimentos da interação natureza e sociedade para superação e resolução de problemas que estão ao alcance das comunidades locais. Perceber-se como lugar no mundo é definir uma escala de ação/transformação para o bem-viver. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável organizam as grandes metas socioambientais e a escola constrói os percursos formativos adequados. Esse é um fundamento da seleção temática do material pedagógico, das práticas escolares e da formação de professores”, destaca a professora.