O Semear incentiva e orienta o desenvolvimento de empresas por meio de aprimoramento de gestão e estímulo da visão de empreendedorismo
A Suzano deu nome à iniciativa voltada à capacitação de micro e pequenas empresas que atuam como fornecedores da companhia em diversos segmentos – Programa Semear. A Unidade Mucuri (BA) foi a primeira a desenvolver o projeto, em parceria com o Sebrae-BA, que apoia 60 microempresas da região que prestam serviços na área de logística. O programa implementado no Extremo Sul da Bahia rendeu frutos e já se estendeu para o Mato Grosso do Sul, onde contempla 30 micro e pequenas empresas do ramo de transporte e manutenção florestal. Em breve também será realizado no Maranhão e Espírito Santo, sempre com a parceria do Sebrae.
A principal intenção do Semear é impactar positivamente, incentivar e orientar o desenvolvimento dessas empresas, apoiando os sonhos, as soluções criativas, a economia local e o empreendedorismo consciente. Busca ainda aprimorar a qualidade na gestão, melhoria nos processos, otimização da receita, redução de custos e mais oportunidades de negócios por meio de orientações sobre como ter um crescimento estruturado considerando boas práticas de gestão, método, inovação e princípios de responsabilidade legal e socioambiental.
“O programa Semear é uma das formas de gerarmos e compartilharmos valor com a sociedade. Por meio do programa, ajudamos a desenvolver fornecedores locais e auxiliamos o empreendedorismo nas localidades onde atuamos. Ficamos muito felizes em contribuir com a capacitação e formação de potenciais parceiros para atuarem na nossa cadeia”, diz Viviane Danemberg Gomes Licht, Gerente Executiva de Suprimentos da Suzano.
No Extremo Sul da Bahia, o projeto teve início em dezembro de 2019 e tem término previsto para novembro deste ano. O programa de capacitação é oferecido gratuitamente para as empresas adeptas do sistema tributário Simples Nacional, localizadas em Itabatã e região, e que atuam na cadeia de suprimentos da Suzano na região. Além das oficinas, consultorias individuais aos microempresários também fazem parte da agenda. O programa está alinhado com o direcionador da empresa de gerar e compartilhar valor, e foi idealizado para aprimorar a gestão e estimular a visão de empreendedorismo por meio do conhecimento.
O programa integra um esforço da Suzano, que busca desenvolver a cadeia de Suprimentos. “O foco não é necessariamente na área de logística, o programa pode apoiar micro e pequenas empresas de outras áreas e o objetivo é trabalhar a sustentabilidade do fornecedor que já está conosco”, pontua Daniela Datrino, líder de Gestão de Fornecedores da Suzano.
Sobre a Suzano
A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.