Sustentabilidade marcará Semana do Meio Ambiente em Porto Seguro

Sustentabilidade marcará Semana do Meio Ambiente em Porto SeguroA Semana do Meio Ambiente será comemorada em Porto seguro com muitas ações de preservação e conscientização ambiental. A Secretaria de Meio Ambiente estabeleceu uma agenda de atividades junto à comunidade, a fim de estimular a formação de uma cultura voltada para o desenvolvimento sustentável no município.

O Secretário de Meio Ambiente, Élio Brasil, frisa que Porto Seguro é conhecido internacionalmente pela sua riqueza e belezas naturais. “Precisamos preservar nossos atrativos, já que nossa economia é baseada no turismo”, justifica, acrescentando que os moradores precisam de qualidade de vida e, que isso só é possível, se preservarmos nosso habitat.

Um levantamento das demandas ambientais foi desenvolvido pela secretaria, revelando que que os principais problemas registrados apontam para desmatamento da Mata Atlântica, degradação e poluição dos recursos hídricos, além de poluição sonora e visual.

A programação da Semana do Meio Ambiente contempla ações que já começaram nesta semana, com podas de árvores comprometidas por causa de cupins, colocando em risco pedestres e residências, a exemplo uma antiga amendoeira, na Praça da Bandeira, que estava oca e cheia de broca, abelhas e morcegos.

Palmeiras e coqueiros estão recebendo manutenção, com retirada de folhas secas e limpeza de ervas daninhas. Na BR 367, a partir do trecho em frente ao IFET até a rodoviária, uma limpeza está dando nova cara à entrada da cidade, por meio de capinas e plantio de flores.

Agenda verde

A partir de segunda-feira (31/5), a equipe de técnicos e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente – em parceria com as secretarias de Educação, Agricultura e de Obras – fará uma limpeza no mangue, no bairro Campinho. Faixas e placas com mensagens de conscientização serão colocadas no local, a fim de promover a preservação do mangue e das espécies que dele sobrevivem.

Palestras serão ministradas para estudantes da rede municipal de ensino, na terça-feira. Os temas abordarão medidas simples para promover a sustentabilidade no dia-a-dia, como economia de água, plantio de árvores e reaproveitamento de materiais recicláveis. Ainda nesse dia, haverá reintegração de posse de áreas de proteção e conservação ambiental permanente, que foram invadidas. Nesses locais serão plantadas espécies de árvores nativas.

A programação também contempla o plantio e replantio de árvores na Avenida Getúlio Vargas. Nesse ano, a secretaria desenvolveu um trabalho de conscientização junto aos comerciantes da avenida, sensibilizando-os quanto à importância de se cuidar das mudas. “Convidamos os proprietários de lojas a serem nossos parceiros, fiscalizando e se responsabilizando pelas árvores, promovendo a proteção e molhando diariamente”, explica o secretário. Ao longo dessa que é uma das mais movimentadas vias de Porto Seguro, serão plantadas mudas de Ipê Roxo, Amarelo e Branco.

Em Arraial d’Ajuda, 500 mudas de espécies nativas serão plantadas no Parque Central, por meio de uma ação que contará com a parceria da Polícia Federal, Coelba e da empresa Veracel Celulose.

Entre também nessa luta pelo verde em Porto Seguro: plante uma árvore.

Assessoria de imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui