O evento aconteceu na sexta e sábado, dias 28 e 29 de janeiro, no Beco do Morobá, localizado na Barra de Caravelas.
A realização foi da Associação dos Moradores, Pescadores e Marisqueiras da Barra de Caravelas, com apoio e parceria da Prefeitura de Caravelas e Suzano S/A.
A edição desse ano homenageou as pescadoras, numa iniciativa de fortalecimento da identidade e da profissão dessas mulheres. Esse foi mais um evento de valorização do povo caravelense, da história e da cultura, aliando a gastronomia como atrativos para o turismo sustentável.
O município de Caravelas se destaca pelas estratégias adotadas e pela diversidade na oferta de atrativos naturais, culturais e históricos, ampliando o catálago de opções oferecidas aos turistas e visitantes, indo além do sol, da praia e de atrações musicais.
A 5ª Feira Gastronômica de Mariscos da Barra de Caravelas teve muitas iguarias à base de mariscos e frutos do mar, com diversos pratos especiais preparados à base de ostra, siri, sururu, caranguejo, camarão e aratu, dentre outros. Para quem não é muito fã dos mariscos, opções de peixes, vegetais, doces, sorvetes e bebidas (caipirinhas, caipvodkas, licores e cachaças artesanais, e não o que não poderia faltar, aquela cerveja gelada).
Teve músicas com Elton do Sax, Ruy Galdino e Denisson Borges, além de roda de capoeira, apresentação do grupo de dança Swing Baiano, percussão do Projeto Unidos do BN e dança com o grupo Afroindígena Umbandaum.
Visitando o evento, George Kuan, empresário em Posto da Mata, ficou impressionado. “Sem dúvida, é um evento que deveria acontecer mais vezes no ano, porque é uma ótima opção, fomenta a economia e oferece oportunidades para que possamos visitar essa cidade encantadora”, parabenizou.
Para Vanessa Santos, marisqueira e com uma barraca no evento, “a feira ajuda a fortalecer a identidade da comunidade, além de projetar o trabalho das pescadoras e marisqueiras”, disse.
O Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, destaca que “a Feira Gastronômica de Mariscos da Barra de Caravelas é mais uma grande ação de incentivo ao turismo, à gastronomia, à geração de emprego e renda e de mais oportunidade para as mulheres pescadoras e marisqueiras”.