Sul da Bahia: Poucas escolas públicas contam com internet

Sul da Bahia: Poucas escolas públicas contam com internet
(Foto: Reprodução/A Região)
O Censo Escolar 2013, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que a informatização ainda é um sonho distante na maioria das escolas públicas sulbaianas. web escolas

Há localidades em que mais de 60% das escolas ainda não oferecem acesso à internet. É o caso de Almadina, Aurelino Leal, Camacan, Coaraci, Canavieiras, Jussari, Itajuípe, Itapé, Santa Luzia, Arataca, Itaju do Colônia, Floresta Azul, Ibicaraí, São José da Vitória, Uruçuca e Ubaitaba.

Em Camacan, por exemplo, o índice de escolas com acesso é de 32%. Das 37 unidades de ensino infantil, fundamental e médio, apenas 12 possuem o serviço. O resultado é ainda pior em Almadina, onde somente 4 das 17 escolas tem internet. O índice de cobertura é de 24%.

Em Aurelino Leal, o índice é de 30%. Somente os estudantes de 8 das 27 unidades podiam fazer pesquisas através da rede. Situação similar foi verificada em Coaraci. Apenas 13 das 42 escolas disponibilizavam acesso para os alunos. O índice de cobertura é de 31%.

Em Canavieiras, o índice era de 27% no ano passado. Apenas 14 das 51 escolas atendiam as necessidades do estudante moderno. Outro município com estrutura decepcionante era Una, que possuía um total de 55 escolas e somente 9 com o serviço.

Itabuna e Ilhéus

O resultado é um pouco melhor nos dois principais municípios do sul da Bahia. Os dados do Inep mostram que no ano passado 43% das escolas públicas de Itabuna não possuíam internet. Das 128 municipais e estaduais, 55 ainda não contavam com acesso à rede mundial.

O estudo revela que a realidade dos estudantes da rede particular é mais confortável. Das 54 escolas instaladas no município, 51 contavam com laboratório de informática e acesso à internet. O índice de escolas sem internet era de apenas 6%.

Já em Ilhéus os estudantes de 89% das escolas particulares tinham acesso. Das 35, apenas 4 não contavam com internet. Porém, o resultado caiu na rede pública de ensino, que contava com 68 escolas, das quais 55 com acesso à internet. O índice de escolas com serviço era de 81%.

No geral, o levantamento constatou que metade das escolas públicas no Brasil não conta com acesso à internet. De acordo com o Censo Escolar 2013, existem no país 151.871 escolas publicas e outras 38.835 privadas.

O levantamento é feito pelo Inep anualmente e coleta dados sobre infraestrutura dos estabelecimentos, número de matrículas, estatísticas de abandono e rendimento na escola. Neste ano a pesquisa deve ser concluída até o dia 15 de agosto.

 

 

 

Fonte: A Região

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui