A Suíça já tem sua receita para parar Lionel Messi no jogo de terça-feira contra a Argentina pelas oitavas de final da Copa do Mundo. O técnico Ottmar Hitzfeld avisou seus comandados que dois jogadores farão marcação especial sobre o astro argentino. “A ideia é fazer com que Messi não tenha espaço para jogar”, disse o atacante Josip Drmic, em concorrida entrevista coletiva realizada quinta-feira, 26, no Media Center do Porto Seguro Praia Resort, na praia de Curuípe.
Para Drmic, com Messi anulado, a Argentina não é tão poderosa. “É só ver onde ele joga, no Barcelona, onde estão os melhores dos melhores”, afirmou o atacante. “Embora todos saibam que ele é o jogador-chave, a Argentina tem vários outros craques”, admite. Relaxados depois de atingir o objetivo traçado antes da Copa, de chegar às oitavas, os suíços contam com a ausência de pressão e com o apoio dos brasileiros para fazer bonito diante da Argentina. “Já ouvi brasileiros pedindo ‘façam de tudo para mandarem eles para casa'”, brincou Drmic. “Com certeza o povo brasileiro vai nos dar apoio, fazendo uma corrente positiva ou no próprio estádio.”
O zagueiro Fabian Schär, também entrevistado na quinta-feira, 26, no Media Center do Porto Seguro Resort, ressaltou o estado de espírito positivo da Suíça para o jogo de terça. “É um sonho para todos nós ter a oportunidade de enfrentar uma seleção que venceu a Copa duas vezes e tem um dos melhores jogadores do mundo”, disse. “Precisamos nos orgulhar de termos essa chance.”
Os suíços falaram ainda sobre a convincente vitória por 3 a 0, sobre Honduras. Schär atribuiu o resultado a uma mudança feita pelo treinador Hitzfeld, de colocar o meia-atacante Xherdan Shaqiri mais centralizando, abrindo Drmic pela ponta-esquerda. Shaquiri fez os três gols, dois deles em passes de Drmic. “Conseguimos realizar o que o treinador queria, essa mudança de posicionamento foi fundamental.”
Drmic falou das comemorações de Shaqiri, que em dois gols apontou para o companheiro, reconhecendo a importância de seus passes. “Temos amizade fora do campo e nos sentimos bem jogando juntos”, contou. “Tem jogadores que são egoístas e chutam a gol mesmo quando há um companheiro melhor colocado. Eu só quis ser eficiente para a seleção suíça.”
Federação agradece apoio local
A coletiva de imprensa hoje no Media Center recebeu ainda a visita do secretário municipal de Turismo, Luis Otávio Borges, que cumprimentou a seleção suíça, através do assessor de imprensa da Federação Suíça, Marco Von Ah. “Em nome da Federação Suíça, gostaria de dizer que estamos muito gratos e satisfeitos com todo o apoio que estamos recebendo por parte da Prefeitura e pela estrutura que estão nos oferecendo neste espaço”, disse o assessor suíço. Von Ah salientou que o Centro de Media montado no Porto Seguro Praia Resort possibilitou a presença não apenas da imprensa suíça, mas também de outros jornalistas da Alemanha, do Brasil e de outros países, “que agregaram muito”.
O secretário Luis Otávio devolveu a gentileza, falando da satisfação em receber em Porto Seguro a seleção e a imprensa suíça. “A presença de uma seleção da Copa do Mundo em nossa cidade é um marco na história de Porto Seguro. Vocês serão sempre bem vindos. E ficaremos mais satisfeitos ainda se cumprirem a missão de eliminar a Argentina”.
Pelo menos até domingo, a seleção da Suíça permanecerá em Porto Seguro. Depois disso, a Federação Suíça não decidiu ainda onde ficará hospedada até a próxima partida, que será realizada na terça-feira (1º de julho), na Arena Corinthians, em São Paulo. Se vencer a Argentina, é possível que se instale em Brasília, por uma necessidade de adaptação às condições climáticas.
Fonte: Ascom do Porto Seguro Praia Resort
Fotos: Vinicius Brandão