“Por essa razão, eu, Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vocês, gentios” (Efésios 3.1)
“Por essa razão” Paulo esta se referindo a tudo que disse anteriormente, em que ressalta a obra de Cristo, a soberana vontade de Deus, a presença do Espírito Santo que guia e dá direção para a vida e tem o propósito de nos edificar para que a presença de Deus se manifeste em nós e alcance outros. Paulo está preso, provavelmente em prisão domiciliar, sob acusações falsas levantadas pelos judeus. Apesar de estar sendo fiel a Deus, as coisas estão difíceis para Paulo. Ao contrário do que pensam os que alimentam uma fé interesseira, fidelidade não se pode medir por prosperidade e, muitas vezes, esta nada tem a ver com aquela.
Paulo tem convicções profundas sobre seu relacionamento com Deus, o amor de Deus por ele e interpreta sua vida à luz da presença de Deus. Ele está preso, mas não se vê como prisioneiro de homens. “Estou aqui porque meu Mestre decidiu que me deixaria aqui. Não estou nas mãos de homens, estou nas mão de Deus” O segundo é que ele está ali por amar os gentios, porque não se negou a anunciar a eles o Evangelho de Cristo, quando os judeus queria que anunciasse um outro evangelho, que o deixasse bem com os líderes judeus. Paulo resiste. Ele se submete a Deus e doa-se aos gentios, ama os gentios. Parece que essas duas realidades, submissão e doação, são inseparáveis na fé cristã.
Cristo submeteu-se à vontade de Deus e entregou-se por nós. E o Evangelho de Cristo nos ensina que nos submetemos a Deus quando amamos nossos inimigos, perdoamos quem nos fere, servimos, não julgamos, não mentimos, não somos vingativos e fazemos aos outros o bem que gostaríamos que nos fizessem. Submeter-se a Deus sempre nos levará ao outro, nos desafiará a amar e nos ensinará a compreender a vida à luz da presença de Deus e não das circunstâncias. “Nenhum poder você teria contra mim se do alto não lhe fosse concedido” disse Jesus a Pilatos. Viver assim é ser livre. Que seu dia seja marcado por submissão e doação. Que Deus seja honrado e pessoas abençoadas.