Solidão

“Então o Senhor Deus declarou: ‘Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda’.” (Gênesis 2.18-19)

“Não é bom que o homem esteja só”, foi a declaração divina na narrativa escrita por Moisés, ensinando sobre a origem de todas as coisas. Não é bom para pessoa alguma estar só e sentir-se só. Mesmo nos sentindo bem, ficar sozinhos deve ser algo temporário. Pessoas, amigos, familiares, alguém para nos dedicar em amor, precisamos de todos. Podemos ficar sem algum, mas ficar sem ninguém nos faz mal. Fomos criados para a comunhão, não para a solidão. A vida faz sentido a partir de relacionamentos e não de conquistas. Conquistar objetivos, bens, formação e títulos são coisas muito boas, mas jamais poderão substituir pessoas em nossa história.

“Não é bom que o homem esteja só”, disse Deus, olhando um homem sozinho num jardim maravilhoso. Ele então cria a mulher, alguém capaz de auxiliar e corresponder. Igual em valor e capacidade para a vida. Mais que ter alguém, Deus possibilitou correspondência, relacionamento e pertencimento. Um e outro um com o outro e um para o outro. Ele pretendeu algo mais que mais alguém no mesmo lugar. Não estar sozinho não é o mesmo que não sentir-se só. Nos sentimos só se não cabemos na vida do outro, se não somos compreendidos, se não somos correspondidos. Não estar só exige o melhor de nós, simplesmente porque exige o melhor do outros. É preciso dar-se! Já notou que foi isso que Deus fez? Ele deu a Si mesmo por nós. Ele nos deu Jesus.

“Não é bom que o homem esteja só”, disse Deus, que verdadeiramente conhece a essência humana. E é nele, em Deus, que encontraremos o acolhimento, amor, compreensão e pertencimento que nos tornarão capazes para viver além da solidão – viver comunhão. Deus nos unifica, vida e propósitos, mente e coração, ter e ser, tornando-nos capazes para ser nós mesmos. E é assim que estamos prontos para o outro, apropriados para conviver e comungar. Seja no amor conjugal, na relação familiar, na amizade ou na equipe de trabalho, estar juntos deve significar mais que ter alguém por perto. O Deus que disse que a solidão não é boa, Ele mesmo nos oferece Sua presença, Seu amor, Seu abraço. É nele que a comunhão com a vida e com pessoas começa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui