Da redação
O jornal O Sollo conversou com José Carlos Cabral Carvalho, diretor do Sindicato dos Comerciários de Teixeira de Freitas (SINDEC), que idealizou a mobilização. Confira:
Motivo da mobilização
“O motivo é porque nós temos um órgão do IBAMA em Teixeira de Freitas, e fomos surpreendidos com a notícia que o superintendente do IBAMA do Estado da Bahia fechou este Instituto, transferindo os fiscais para a cidade de Eunápolis.
Ficamos surpresos porque Teixeira compõe uma microrregião com, aproximadamente, 13 cidades. Estamos próximos as cidades litorâneas, com grande fauna a flora. Não é possível que um órgão federal, tão importante como o IBAMA, nos seja tirando dessa forma, sem discutir com a população.
Essa mobilização é exatamente para contrapor essa posição do superintendente do IBAMA do Estado da Bahia. Queremos demonstrar as autoridades a nossa indignação com a retirada dos fiscais do IBAMA de Teixeira”.
Resposta imediata
“Tomamos conhecimento do fechamento do IBAMA de Teixeira na semana passada, e logo tratamos de formular o abaixo assinado.
Desde terça-feira, 24, viemos para praça pública e estamos instalados aqui em um sinal de transito, em frente à farmácia Alcobaça. Já tivemos aqui, durante toda a manhã, um juiz de direito da Comarca de Teixeira de Freitas, que veio para ajudar a coletar assinaturas”.
Apoio
“A Diocese de Teixeira de Freitas, na pessoa do Bispo João Carlos, as Associações de Pastores, representadas pelos pastores Edson e João Batista, as Entidades de Classes Patronais, a Associação de Moradores e Sindicatos de outras classes de trabalhadores, Maçonarias, Sebrae, Sinatran e Secretaria do Meio Ambiente.
Venha entrar nessa luta e assine ao abaixo assinado!
Pedimos a todas as pessoas que amam Teixeira, e amam a região, que venham assinar esse abaixo assinado, para que possamos ter força e contrapor essa decisão (de fechar o IBAMA).
Todo cidadão das cidades que compõe essa região devem assumir esse compromisso”.
Reivindicação
“O abaixo assinado não está solicitando, reivindicando, só a volta dos fiscais. Queremos que o IBAMA amplie o número de fiscais em Teixeira, porque a nossa região é muito grande e os problemas ambientais também.
Alem disso, é necessário que o IBAMA capacite esses fiscais e proporcione condições de trabalho”.
Denúncia
“Temos o conhecimento de grandes empresas na área da pesca vão, sem nenhuma regularidade, para Abrolhos fazer pesca predatória.
Precisamos realmente que o IBAMA esteja preparado e equipado para combater todas aquelas pessoas e empresas que degradam o meio ambiente”.
A mobilização continua
“A previsão é que ficaremos aqui até a próxima sexta-feira. Mas, provavelmente, vamos continuar por mais alguns dias com as instituições, até elas devolverem os formulários que foram distribuídos.
Os interessados em participar desse abaixo assinado, após sexta-feira, poderão procurar umas das entidades citadas acima (no apoio) e assinar o documento.
É importante que instituições de outros Municípios também se mobilizem.
Os interessados devem entrar em contato com o Sindicato dos Comerciários através do e-mail [email protected], telefone 73) 3291-2849, ou no endereço Rua Mauá, n° 54, centro, Teixeira de Freitas”.