Sobe para 25 número de casos confirmados de covid-19 em Teixeira; três por vínculo epidemiológico

Teixeira tem 11 casos ativos, conforme boletim

Sobe para 25 número de casos confirmados de covid-19 em Teixeira; três por vínculo epidemiológico

A Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas informa que a cidade registra nesta sexta-feira, 01 de maio, 25 casos positivos para Covid-19. São 3 novos casos confirmados hoje, pelo critério do vínculo epidemiológico. Este tipo de confirmação é reconhecido e integra os números oficiais para a Bahia e o Brasil.

Segundo boletim da Sesab divulgado às 17h31, a Bahia registra 3.140 casos confirmados de Covid-19, o que representa 21,3% do total de casos notificados no estado. Considerando o número de 697 pacientes recuperados e 117 óbitos, 2.326 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Em Teixeira de Freitas, os números atuais são de: 12 casos positivos analisados pelo LACEN-BA ou atestados por vínculo epidemiológico; 13 casos positivos em laboratório privado (TR), totalizando 25 casos positivos. Destes, temos 14 casos positivos já recuperados, 100 casos descartados, 2 casos suspeitos aguardando o resultado da análise pelo LACEN-BA.

Considerando o total de casos positivos, em comparação aos já recuperados, afirma-se: Há em Teixeira de Freitas, nesta data, 11 casos ativos. Essas pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19. Em nome da prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda: fique em casa.

Vínculo Epidemiológico

Existe a confirmação do caso positivo para a COVID-19 pelo chamado vínculo epidemiológico, quando há confirmação de um caso pela proximidade com um caso confirmado em laboratório, para um paciente que se encaixe em todos os sintomas da doença. Antes de ser declarado positivo, o histórico do caso é minuciosamente estudado.

Outros casos positivos

Houve também a confirmação, via LACEN-BA, de um novo paciente que está sob cuidados médicos na UTI do HMTF. E ainda, outro caso confirmado por vínculo epidemiológico, em que o paciente está na enfermaria COVID do HMTF.

Estes casos não entram nos números oficiais do município porque as pessoas são naturais e moradoras de outro estado brasileiro e estavam apenas de passagem por Teixeira de Freitas quando precisaram de atendimento médico profissional.

Covid-19 no mundo

O comitê de emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) avaliou, nesta sexta-feira (1º), que a Covid-19 ainda é uma emergência de saúde internacional. Mais de 233 mil pessoas morreram pela doença no mundo, de acordo com a universidade americana Johns Hopkins. No Brasil, são mais de 6 mil pessoas.

Para tentar conter a disseminação da Covid-19, o Maranhão vai adotar o primeiro ‘lockdown‘ do país: a medida, que é a maior restrição possível na circulação de pessoas em um território, já foi adotada na China, Espanha e Itália. Os bloqueios começam na terça-feira (5).

Recuperados

Os recuperados ao redor do mundo já são mais de um milhão, segundo a Hopkins. No Brasil, são 16 mil, segundo levantamento feito junto às secretarias estaduais de Saúde.

1 COMENTÁRIO

  1. Quero muito que a Secretaria de SAÚDE faça um mapa por bairros, apontando o de estão esses casos. No Rio de Janeiro o mapeamento está sendo feito. É importante para população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui