Ninguém é capaz de prever o que vai acontecer amanhã, os números da mega sena, muito menos os gabaritos dos vestibulares. E quanto a destino e sorte? É difícil encontrar quem acredite nos dois ao mesmo tempo. A concorrência existe, e os aprovados não são os sortudos, ou os predestinados, e sim aqueles que tiveram foco durante a jornada. Pensar positivo pode nos consolar as vezes, mas este é um momento crucial em sua vida. Onde sua caminhada profissional e seu futuro estão se formando.
Relembrando a história, o vestibular apareceu no Brasil em 1911, através do Ministro da Justiça e dos Negócios, Rivadávia da Cunha Corrêa, quando houve um aumento no número de alunos interessados em ingressar nas universidades, ultrapassando as vagas disponíveis.
Eu prestei meu primeiro vestibular aos 15 anos, e o curso escolhido já era Direito; o objetivo era me familiarizar com a prova para que quando a hora do definitivo chegasse, o nervosismo já tivesse diminuído. Mas sabe de uma coisa? Fui aprovada e a experiência foi ótima! Acredito que como a tensão da responsabilidade ainda não estava comigo, respondi calmamente e me concentrei em todos os conteúdos que sabia.
Sei que quanto mais perto a prova está, mais ainda queremos estudar, verificar uma fórmula… o que foi estudado na escola a vida toda, está ali com você e na véspera, nenhuma matéria nova pode ser aprendida. Então o segredo é ter dedicação aos estudos, calma na hora da prova e confiar em Deus. Que Ele esteja com você nesse momento tão importante!