“Eu lhes darei coração capaz de conhecer-me e de saber que eu sou o Senhor. Serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, pois eles se voltarão para mim de todo o coração.” (Jeremias 24.7)
É na profecia de Jeremias que lemos uma declaração bastante negativa sobre nosso coração. Ela afirma: “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” (Jr 17.9) Tom Jobim concordaria com Jeremias e de fato concordou. Em sua canção Insensatez ele conversa com o próprio coração e o repreende. Um coração que, sem cuidado, machucou quem deveria amar e cuidar. Na poesia de sua canção ele pede que o coração volte e ouça a razão e use somente de sinceridade, e peça perdão. Sem dúvida, é um bom caminho para ensinarmos nosso coração tantas vezes confuso, para dizer o mínimo. Porque o coração humano é como é, pedir perdão e perdoar é necessário. Examinar-se, indispensável.
Mas Jeremias tem boas notícias sobre o nosso coração. Ele anuncia que em Deus há misericórdia, e não apenas juízo. Embora Deus veja o nosso coração e conheça nossas iniquidades, Ele se dispõe a nos ajudar e ter um coração diferente. Um coração capaz de conhecê-lo e de reconhecer que Ele é Senhor, de modo que possamos viver como pessoas que tem nele a própria identidade – Seu povo. Se há potencial em nosso coração para nos afastarmos de Deus e nos enganar, de produzir pensamentos maus que inspiram atitudes más, com a graça de Deus podemos nos voltar para Ele com todo o coração e ser levados a uma nova perspectiva de vida e atitudes. Um coração sob os cuidados de Deus é o segredo de uma vida da qual não nos arrependeremos.
Nosso mundo interior é, de fato, um mundo amplo e desafiador. Precisamos do calor de amor de Deus nesse nosso mundo que nos define. Precisamos da paz que vem do perdão e da segurança que podemos ter nele. Quem somos e estamos nos tornando acontece fora dos olhares e às vezes sem sinais exteriores. Acontece no coração. Precisamos da presença e do cuidado de Deus. O salmista orou: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim o meu espírito, dando-me firmeza!” (Sl 51.10) Esta é uma oração que também devemos fazer. Deus tem em si a melhor ideia sobre nós. E é nele, com Ele, que encontraremos o caminho que nos levará ao lugar que não sabemos onde é, mas tanto desejamos chegar. Que a bondosa mão de Deus esteja sobre você e um novo coração, diariamente, seja a sua benção.