Sob nova direção

“Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.” (Salmos 23.3)

Temos uma grande responsabilidade e que não podemos pretender passar à diante, entregar a outros. Somos responsáveis pelos caminhos e rumos de nossa vida. É uma grande tolice acreditar que são os outros a explicação final para onde chegamos ou para quem nos tornamos. Precisamos entender o lugar o valor de nossas decisões. Precisamos reconhecer o quanto somos determinantes para nossa própria vida. E precisamos aprender a contar com Deus. Sermos os responsáveis por nossa própria vida não significa seguir sozinhos, sendo guiados apenas por nossa própria consciência e discernimento. Podemos, precisamos e devemos buscar e crer na possibilidade de sermos orientados por Deus. Davi experimentou a direção de Deus. Também podemos receber essa mesma direção. Uma nova direção.

Deus nos abençoa e orienta por amor e graça. Nossas imperfeições não são impedimento ao cuidado de Deus. Ele nos ama! Davi compreendeu isso. “Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome”. Todavia, isso também não significa que não precisemos fazer por onde! Conhece essa expressão? “Fazer por onde”? Ela significa agir de maneira a propiciar, possibilitar, tornar viável. Precisamos “fazer por onde” para que desfrutemos a benção de sermos guiados por Deus. Precisamos aprender a viver pela fé, confiando no amor e caráter de Deus. Precisamos explorar a possibilidade de comunhão e proximidade com Deus, orando, refletindo nas Escrituras e sendo parte da comunidade de fé. A percepção e sensibilidade necessárias à direção de Deus se desenvolvem assim. Do contrário, seremos surdos e cegos às manifestações e vontade de Deus.

Precisamos também exercitar a obediência. Não é impossível e é mesmo provável que Deus nos dará orientações que não desejaremos seguir. Ele contrariará muitas vezes nossos desejos e vontades. Ser guiado por Deus exige confiança, não necessariamente concordância. Mesmo discordando, devemos obedecer! Não é fácil concordar que devamos perdoar e não nos vingar. Mas devemos obedecer. Ser guiado por Deus é uma experiência profunda e rica. Acontece no verdadeiro ritmo da vida: é um processo lento. Ser guiados por Deus nos levará a lugares que talvez jamais fossemos sozinhos. Alguns por não sabermos como chegar. Outros porque jamais escolheríamos como destino. Mas uma coisa é certa: ser guiados por Deus nos levará ao melhor lugar de nossas vidas! E Ele deseja nos dar Sua direção, por amor de Seu nome. Sua vontade é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2). Ele sabe muito bem o que pretende para nossa vida (Jr 29.11) Escolha ser guiado por Deus. Escolha todos os dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui