Só por hoje

“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6.34)

Essa expressão “só por hoje” é uma grande benção. Muito usada entre os que enfrentam os desafios da adicção, ela ajuda a reduzir a ansiedade e a insegurança de lidar com algo que talvez jamais venha a ser completamente superado. “Só por hoje” não beberei. “Só por hoje” não jogarei. “Só por hoje” aplica-se a uma infinidade de desafios e potencializa o sucesso de quem está em luta. Há muitas pessoas sendo ajudadas a trilhar um longo caminho de vitória sobre gigantes mais fortes e persistentes que elas, pela simples estratégia do “só por hoje”. Por isso considero essa expressão uma grande bênção.

Não sei se ela foi inspirada no ensino de Jesus, mas poderia ter sido. Jesus, o Deus feito homem, o Eterno feito temporal, viveu os nossos desafios, enfrentou as tentações que nos provam. Ele conhece a nossa humanidade como criador e como participante dela. E preocupou-se em nos deixar uma dica: lide com um dia de cada vez! Talvez seja essa a nossa única chance de vitória persistente sobre alguma questão que está sempre nos vencendo. Que a vençamos, “só por hoje”!

Quando dizemos “nunca mais farei tal coisa” ou “todos os dias eu cumprirei aquele propósito”, quando dizemos “nunca mais cometerei este pecado” ou “de agora em diante vou ler a Bíblia e orar todos os dias”, podemos fracassar e normalmente fracassamos. Percebe a importância do “só por hoje”?! Faça hoje o que sabe o que deve fazer. Amanhã será amanhã e você terá a chance de decidir novamente. Resista àquela tentação em que tem caído repetidamente, “só por hoje”. E amanhã enfrente de novo o desafio. Uma história de vitórias sobre males e de fortalecimento de virtudes se constrói um dia de cada vez. Não há outra maneira. Se, um dia de cada vez, escolhermos orar, servir, amar, perdoar, colaborar, contribuir, cuidar, resistir ao mal, ser grato… com o tempo teremos escrito uma história inspiradora e feliz.

Basta a cada dia o seu próprio mal, o seu próprio desafio. Basta o hoje para hoje. Basta a cada dia o seu bem. Já é bastante o bem que podemos fazer hoje. Faça o melhor com os “nãos” e os “sins”, diariamente. Lute e persevere na prática do que você sabe que lhe fará bem e supere os males, um dia de cada vez. Viva hoje bem pertinho de Deus. Ore hoje como se amanhã não precisasse mais orar. Cuide bem do hoje. Cuide hoje bem de você mesmo e daqueles que ama. Amanhã será outro dia. Quando amanhã se tornar hoje, aí você poderá lidar com os desafios que precisam ficar para amanhã, você poderá lidar com ele. Até lá, que o amanhã espere e que o hoje seja sua grande obra, seu desafio a ser enfrentado. Faça do seu hoje o melhor dia da sua semana, todo dia. Vamos lá! Hoje! Só por hoje! Você pode.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui