Projetos concluídos correspondem a 1% dos investimentos para o Mundial. Para o governo federal, estádios estão dentro do cronograma.
Balanço divulgado nesta quarta (23) pelo governo federal revela que apenas 5% das obras para a Copa do Mundo de 2014 foram concluídas. Entram no cálculo obras de estádios, mobilidade urbana e infraestrutura, como portos e aeroportos. Esses projetos terminados equivalem a 1% do investimento total previsto para o Mundial, que é de R$ 27,1 bilhões, de acordo com o governo – veja relatório do governo sobre as obras.
Os dados mostram que 41% das obras nem começaram – dessas, 9% tiveram a licitação concluída, 17% estão em processo de licitação e 15% ainda estão em fase de elaboração do projeto.
Segundo técnicos, os dados são do fim de abril e têm defasagem de aproximadamente um mês.
De acordo com o governo, os estádios estão dentro do cronograma, e as obras de mobilidade urbana e infraestrutura “avançaram”.
O balanço mostra que oito dos 12 estádios em construção para a Copa do Mundo não concluíram 50% da obra.
O estádio mais atrasado é o de Curitiba, com 11% de execução. O de Porto Alegre concluiu 20%. Dois estádios previstos para a Copa das Confederações, que acontece em junho de 2013, ainda não alcançaram 50% da execução – o do Rio de Janeiro (45% de obras concluídas) e o de Recife (33%).
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que apresentou o balanço das obras, se mostrou otimista com as obras dos estádios. “O conjunto das obras guarda completa sintonia e compatibilidade com os prazos de entrega”, disse o ministro, ressaltando que visitou as obras recentemente.
O ministro afirmou que o governo tem um olhar “otimista” sobre o andamento das obras. “Achamos que as obras estarão prontas dentro do prazo de entrega, que é antes da Copa de 2014.”
Pela estimativa do governo, apesar dos atrasos, todos os empreendimentos serão entregues para a Copa do Mundo. A maioria das obras (52%) ficará pronta em 2013. Em 2011 foram entregues 10% dos empreendimentos, em 2012 ficarão prontos 22% das obras. No ano da Copa, em 2014, serão entregues 16% dos empreendimentos, de acordo com o governo.
Fifa
Na terça-feira (23), o presidente da Fifa, Joseph Blatter, voltou a cobrar o Brasil. “O Brasil não é um país pobre. É a sexta maior economia do mundo. Tem ativos. Eles sabem o que precisam fazer. Mas não estão fazendo o trabalho no tempo certo.”
Durante a apresentação do balanço das obras da Copa, o ministro Aldo Rebelo comentou as declarações do presidente da Fifa. “O Brasil é um país democrático. Estamos abertos a recepcionar críticas dos nacionais, porque não recepcionaríamos críticas dos estrangeiros?”, disse.
Segundo Rebelo, “o Brasil tem um desafio muito importante para ficar discutindo publicamente com dirigentes responsáveis pela organização da Copa.”
Mobilidade urbana
Ainda de acordo com o balanço divulgado pelo governo, entre as obras de mobilidade urbana, o percentual de empreendimentos ainda não iniciados é de 45%, o que representa 39% dos recursos destinados ao setor. Dos empreendimentos em mobilidade urbana, 55% estão em andamento.
Aeroportos
Segundo o governo, dos 31 empreendimentos previstos nos 13 aeroportos que serão usados na Copa, 13 ainda não tiveram as obras iniciadas; outros 13 estão em obras e 5 foram concluídos.
Os investimentos previstos nas obras dos 13 aeroportos somam R$ 7,4 bilhões, sendo que R$ 3,6 bilhões são provenientes do setor privado. Apenas 3% dos recursos previstos foram executados.
Porto
A principal obra do setor de portos, o píer do Rio de Janeiro, só deve ser entregue às vésperas da Copa. O empreendimento, que corresponde a um terço do valor total previsto para o setor, só deve ficar pronto em maio de 2014. O terminal é considerado importante para a recepção de turistas na cidade.
O secretário especial de Portos, Leônidas Cristino, admitiu a possibilidade de a obra atrasar, mas informou que já existe um “plano B”.
“Se por acaso não tiver condições de construir os quatro berços, construiríamos apenas um ‘I’, com dois berços”, disse o secretário, que avalia a possibilidade de se utilizar o cais antigo da cidade para receber navios com turistas.
Pelo projeto original, o pier em formato de Y servirá para receber até seis navios que atuem como “hotéis flutuantes”.
CONFIRA A SITUAÇÃO DAS OBRAS POR ESTADO
Belo Horizonte
Com investimentos previstos em R$ 2,592 bilhões, Belo Horizonte é destacada pelo governo federal como uma das sedes mais avançadas. Cerca de 55% das obras do Mineirão já foram concluídas e a sua entrega está prevista para dezembro deste ano. Ao todo, 8 obras de mobilidade urbana estão em andamento na capital mineira, incluindo três corredores exclusivos para ônibus rápidos (Bus Rapid Transit, ou BRT) e três reformas no Aeroporto de Confins, das quais apenas uma foi iniciada.
Brasília
Somente as obras do Estádio Nacional Mané Garrincha estão avançadas na capital federal. Brasília vai sediar a abertura da Copa das Confederações, evento-teste que ocorre um ano antes da Copa do Mundo. Apenas 22% das obras do terminal de passageiros no Aeroporto Juscelino Kubitschek estão concluídas, enquanto outras duas intervenções ainda não começaram. As obras para instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e ampliação de uma via de acesso ao aeroporto ainda não iniciaram.
Cuiabá
Cuiabá receberá seis obras para melhorias em infraestrutura, somando R$ 2,05 bilhões em investimentos. O estádio Arena Pantanal, com quatro partidas previstas na Copa, alcançou 40% de execução no mês de abril. O projeto da cidade ainda prevê a instalação de uma linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ligando o Aeroporto Internacional Marechal Rondon à rede hoteleira da cidade, adequação de vias ao redor do estádio e ampliação da capacidade do aeroporto.
Curitiba
A capital paranaense receberá R$ 862 milhões em investimentos, um dos menores entre todas as cidades-sede. As obras de reforma do estádio do Atlético-PR estão 11% concluídas, com previsão para término até junho de 2013. Curitiba receberá 9 intervenções em sua infraestrutura, incluindo corredores de acesso exclusivo do Aeroporto Afonso Pena ao centro da cidade, corredores exclusivos para ônibus rápidos (Bus Rapid Transit) e obras para ampliação de vias.
Fortaleza
A preparação de Fortaleza para a Copa do Mundo concentrará R$1,579 bilhão em 9 intervenções. De acordo com o Ministério do Esporte, cerca de 62% do projeto do estádio Plácido Castelo, o Castelão, já está concluído. Com previsão de entrega para dezembro deste ano, é um dos estádios mais avançados dentre as cidades-sede brasileiras. A capital cearense receberá 7 obras de mobilidade urbana, incluindo quatro linhas de Bus Rapid Transit (BRT) e a construção de um novo cais no Porto de Mucuripe, aumentando sua capacidade para recebimento de turistas e transporte de cargas. As reformas no Aeroporto Pinto Martins ainda não começaram.
Natal
A capital potiguar receberá R$ 1,69 bilhão, de acordo com o governo federal. A Arena das Dunas, sede dos jogos em 2014, estava com 22% de suas obras completadas. As intervenções para mobilidade urbana em Natal estão entre as mais atrasadas do país. Quatro obras previstas na cidade, incluindo ampliação de vias e a construção de um terminal de passageiros no Porto de Natal, ainda não foram iniciadas.
Manaus
Manaus receberá R$ 2,86 bilhões em investimentos. Única cidade da região norte a receber jogos da Copa, a capital amazonense tem um dos orçamentos mais caros do pais. A Arena Amazônia tem previsão de conclusão das suas obras para junho de 2013 e cerca de 40% das suas obras foram concluídas. A construção de um Bus Rapid Transit (BRT) e um monotrilho, cuja extensão supera 20 quilômetros, custarão cerca de R$ 1,845 bilhão. As duas obras ainda não começaram. Além disso, o governo prevê a recuperação e ampliação do porto de Manaus, que no momento está na fase de elaboração de projeto.
Porto Alegre
A capital gaúcha receberá 14 obras de infraestrutura para sediar os jogos da Copa, com um orçamento de R$ 1,469 bilhão. Com 20% de suas obras conclusas, a reforma da Arena Beira Rio tem previsão de término em dezembro de 2013. O Ministério dos Esportes prevê 10 intervenções na cidade de Porto Alegre, incluindo a construção de corredores exclusivos para ônibus e a instalação de três Bus Rapid Transit (BRT), mas apenas três obras começaram a sair do papel. Os projetos para expansão do terminal de passageiros e ampliação da pista de pouso e decolagem também não começaram.
Recife
A capital pernambucana receberá R$ 1,4 bilhão em investimentos para a Copa do Mundo. A Arena Pernambuco, que será uma das sedes da Copa das Confederações em 2013, está com 33% de suas obras concluídas e tem previsão de entrega para fevereiro do mesmo ano. De acordo com o Comitê Organizador, as cinco obras para melhoria da mobilidade urbana na cidade e a construção de um terminal marítimo de passageiros no Porto de Recife começaram a ser executadas, embora ainda estejam em fase inicial. A construção de uma torre de controle no Aeroporto dos Guararapes ainda está sendo licitada.
Rio de Janeiro
A cidade que sediará a final do Mundial receberá R$ 3,819 bilhões em investimentos. Segundo o balanço elaborado pelo governo federal, a construção do estádio do Maracanã já está 45% concluída. As obras da Transcarioca, o Bus Rapid Transit (BRT) mais extenso para a Copa, tem orçamento previsto de R$ 1,883 bilhão e terá 39 quilômetros de extensão quando concluso. Outras obras previstas para a cidade são a reformas de dois terminais de passageiros no Aeroporto Antônio Carlos Jobim, revitalização das pistas de pouso e decolagem e a implantação de um píer em formato de “Y” no terminal marítimo do Rio de Janeiro. Esta última obra ainda está em fase de licitação e tem previsão de término para maio de 2014.
Salvador
A capital baiana receberá R$ 675,3 milhões em investimentos para a Copa. A Arena Fonte Nova chegou a 56% de conclusão das obras, com previsão de término em dezembro deste ano, e também será sede da Copa das Confederações em 2013. Três obras são previstas para o Aeroporto Internacional de Salvador: um terminal de passageiros, uma torre de controle e reformas na pista e no pátio das aeronaves. Além disso, o governo federal prevê a construção do terminal marítimo de Salvador, ocupando uma área de 3.400 m². A obra iniciará nos próximos meses.
São Paulo
Palco da abertura e de seis jogos da Copa do Mundo, São Paulo receberá nove obras de infraestrutura, cujos investimentos somados superam R$ 6,190 bilhões. A Arena de Itaquera, futuro estádio do Corinthians, já concluiu 32% das obras previstas e tem previsão de entrega para dezembro de 2013. Com um investimento total estimado de R$ 1,882 bilhão, as obras do monotrilho já estão em andamento e terá 7,7 km de extensão. Os aeroportos receberão seis intervenções: quatro em terminais de passageiros, uma em pista e pátio e será construído um módulo operacional provisório. O Porto de Santos também receberá investimentos de R$ 235 milhões para a Copa, com uma obra de alinhamento de cais e conclusão estimada para novembro de 2013.
Fonte: Nathalia Passarinho e Marcelo Parreira\G1