Sistema Faeb/Senar reúne sindicatos de produtores rurais em Teixeira

Sistema Faeb/Senar reúne sindicatos de produtores rurais em Teixeira
Faeb/Senar se reúne com sindicatos. Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

Na manhã desta terça-feira, dia 11, o Sistema Faeb/Senar realizou uma reunião com os presidentes e representantes dos sindicatos de produtores rurais do Extremo Sul. O encontro, realizado em Teixeira de Freitas, teve também a participação do Sebrae.

Na ocasião, o coordenador de programas do Senar, Leonardo Paulino, fez a apresentação de propostas de ações do sistema para os produtores rurais da região. Para além disso, a reunião oportunizou que os representantes colocassem à mesa as demandas de cada cidade.

Sistema Faeb/Senar reúne sindicatos de produtores rurais em Teixeira
Leonardo Paulino, coordenador de programas do Senar

Conforme Leonardo, o encontro abordou:

  1. a divulgação do E-Agro, evento que ocorrerá em Vitória da Conquista, que é uma feira de tecnologia e inovação, em novembro;
  2. o projeto Fazenda Inteligente, promovido com parceiros que demonstrarão também aspectos inovadores;
  3. o Programa de Assistência Técnica, que disponibiliza um profissional para a base sindical;
  4. além da Missão Técnica, Dias de Campo, a Semana do Homem do Campo e outros assuntos.

Anfitrião da reunião, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais e secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Teixeira de Freitas, Dorivaldo Neves, ressaltou a importância da parceria Faeb/Senar/Sindicatos e Sebrae.

Sistema Faeb/Senar reúne sindicatos de produtores rurais em Teixeira
Dorivaldo Neves, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Teixeira

Temos programas sendo apresentados e alguns já em andamento para com os produtores em dia com os sindicatos. A contribuição anual não é mais obrigatória, porém, com os sindicatos oferecendo os serviços, o produtor entende a necessidade de fortalecê-lo – até porque os produtores têm muitas demandas que o sindicato deve estar atento“, disse.

Sistema Faeb/Senar reúne sindicatos de produtores rurais em Teixeira
‘Pio’ Gazzinelli, do Sindicato dos Produtores Rurais de Itanhém

O presidente do sindicato do município de Itanhém, Romeu ‘Pio’ Gazzinelli, observou as dificuldades e apontou a união entre os presidentes como proposta maior. “As dificuldades do dia a dia são grandes, então, temos que sempre estar sentando para nos alinharmos. A cada dia que passa, o produtor quer se especializar mais e temos que ter por onde atendê-lo“, destacou.

Sobre o Sistema Faeb/Senar

O Sistema Faeb/Senar trabalha para fortalecer o setor agropecuário baiano, defendendo os interesses e direitos dos produtores rurais do nosso estado, além de capacitar e profissionalizar a mão de obra rural. A FAEB – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia disponibiliza os serviços de assessorias especializadas orientando os Sindicatos e os produtores nas diversas áreas da agropecuária.

O Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural tem como missão realizar educação profissional e ação social das pessoas do meio rural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável da Bahia.

Além disso, o Senar contribui para o aumento da renda do produtor rural, difundindo tecnologias através da assistência técnica e também através da formação profissional oferecida gratuitamente pela instituição. Por ano, mais de 45 mil pessoas são capacitadas pelo Senar Bahia em todo o estado.

Os Sindicatos dos Produtores Rurais são essenciais para que as ações do Sistema FAEB aconteçam no campo. O Sindicato funciona como braço operacional da Federação e do Senar, sendo a representação do Sistema nos municípios. Através de cada Sindicato, os produtores rurais têm acesso às assessorias e serviços oferecidos pela FAEB e os programas de capacitação profissional rural e social do SENAR BAHIA. Um sistema sindical forte e organizado representa uma agropecuária respeitada, competitiva e produtiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui