Quem viveu a experiência de esperar o abastecimento de água pelo carro pipa sabe valorizar cada gota que sai da torneira de casa. Essa era a realidade de 491 famílias das localidades de Cambuí, Umburana, Igrejinha, Ladeira Vermelha, Araras e São Domingos, no município de Utinga, antes da implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água, por meio do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
“A água que chegava para gente era por meio do carro pipa e, muitas vezes, não dava para abastecer todas as comunidades, a demanda era muito grande. Também tinha água de um sistema antigo da Prefeitura, mas era racionada, caía de vez em quando, sem nenhum tipo de tratamento. A gente ia lavar a roupa, ela não espumava, ia tomar banho, saía um pouco cinzento, para lavar cabelo não era aconselhável”. Este é o relato de Jadson Medrado, um dos líderes comunitários do povoado de Umburana.
Com a implantação do sistema, a família de Jadson e outras 490 famílias tiveram suas vidas transformadas com água tratada direto nas torneiras de suas casas. “O Bahia Produtiva nos ajudou muito. Hoje, temos a certeza de que teremos água 24 horas, e que se trata de uma água de qualidade, sem ter aquele medo de estar utilizando uma coisa que não é apropriada para o consumo”, comemorou o líder comunitário.
Para atender à população, a captação da água é feita por meio de um manancial subterrâneo, com um sistema de bombeio, 10.412m de adutora, 19.500m de rede de distribuição, tratamento de água com cloração, 01 reservatório elevado e 491 ligações domiciliares. Também foram construídos 125 módulos sanitários domiciliares compostos por um banheiro completo com chuveiro, vaso sanitário, lavatório, reservatório de água e sistema de tratamento de esgoto sanitário.
O abastecimento de água nas comunidades rurais é gerido por meio Central de Associações Comunitárias de Seabra, responsável pela manutenção e operação do sistema. A iniciativa, financiada pelo Governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva, constitui-se uma referência para a criação de um modelo de política pública de saneamento rural.
Com o modelo de gestão das Centrais de Associações Comunitárias de Jacobina, Seabra e Caetité, já foram realizadas e recuperadas 31.967 ligações e implantados 185 sistemas de abastecimento de água, beneficiando 130.358 pessoas. As ações são realizadas em parceria com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) e a Central de Associações Comunitárias, responsável pela manutenção e operação do sistema.
O Bahia Produtiva é executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. As ações são realizadas em parceria com a Cerb e a Central de Associações Comunitárias.