Sindicatos Rurais do Extremo Sul participam de reunião com o Sebrae

Mais de 10 sindicatos representados em reunião com o Sebrae. Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

Durante a manhã desta quarta-feira, dia 20, presidentes de mais de 10 sindicatos dos produtores rurais do Extremo Sul participaram do primeiro encontro de 2019 junto com o Sebrae e representantes do sistema Faeb/Senar. A reunião aconteceu na sede do Sindicato Rural de Teixeira de Freitas.

O gerente regional do Sebrae, Alex Brito, apresentou ações do projeto Crescer no Campo – Leite e Derivados

Entre os pontos discutidos, houve a apresentação das ações do projeto Crescer no Campo – Leite e Derivados, do Sebrae. Quem falou sobre o assunto foi o gerente regional da instituição, Alex Brito.

É um programa voltado para a produção de leite. Mesmo estando em uma das maiores bacias leiteiras, temos uma produção baixa por cabeça. A receptividade dos presidentes tem sido muito boa”, disse.

Entre as ações do projeto, Alex pontuou: a adequação do manejo reprodutivo, a Semana do Homem do Campo, participação em feiras, missões técnicas, FIV (Fertilização In Vitro), capacitações em gestão, acesso ao mercado público e privado, consultorias, fomento ao cooperativismo, oficinas no campo, análise estratégica setorial, cursos D’Olho na Qualidade, entre outras.

Ellen Santos e Leonardo Paulino, coordenadores de programas do Senar

Houve ainda como pauta a substituição da coordenação de programas do Senar. Ellen Santos trabalhou na função durante três anos e avaliou o período de forma muito positiva.

A gente abriu muitos programas em parcerias desenvolvidas. Abrimos cerca de 10 turmas no Pro Senar Leite, sendo um dos programas de melhores resultados. Também abrimos o Pro Senar Equino, que é o primeiro do Brasil”, disse.

Quem assume o cargo é Leonardo Paulino. Segundo ele, “a expectativa é a melhor possível e vamos trabalhar mais diante do que Ellen veio fazendo”.

Romeu Gazzinelli, de Itanhém, também representante da Faeb

Entre os presidentes de sindicatos rurais presentes, esteve Romeu Gazzinelli, de Itanhém, também representante da Faeb. Para ele, há uma grande dificuldade em cumprir as metas do setor, mas as expectativas são as melhores.

Em Itanhém, somos o segundo maior rebanho bovino da Bahia, mas a dificuldade de mercado é para todo mundo”, comentou.

O secretário Dori Neves concedeu entrevista

O secretário de Agricultura de Teixeira e presidente do Sindicato Rural do município, Dorivaldo Neves, o ‘Dori’, declarou que sediar a reunião foi de grande importância representativa.

Os sindicatos têm que apresentar as suas demandas. Cabe à gente, que é presidente, buscar preencher vagas e cotas. Nos dias de hoje, não é só produzir da porteira pra dentro, tem que estar de olho na modernidade, na internet, nas pesquisas”, comentou.

Eliane Oliveira, presidente do Sindicato Rural de Eunápolis

Eliane Oliveira, presidente do Sindicato Rural de Eunápolis, falou sobre a relevância do projeto apresentado pelo Sebrae. “Essa parceria em Eunápolis vem desde 2006, com a apicultura e, mais recentemente, com produtores de leite e temos visto resultados”, destacou.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui