Na tarde desta sexta-feira, 20 de maio, o Sindicato do Comércio Varejista de Teixeira de Freitas (Sincomercio) reuniu lojistas e empresários do agronegócio para uma conversa com o presidente do BNB (Banco do Nordeste do Brasil), José Gomes da Costa.
O encontro aconteceu no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), na presença de presidente de diferentes entidades, empresas, veículos de imprensa e o prefeito do município, Marcelo Belitardo.
De acordo com o presidente do BNB, trata-se de uma nova visita à cidade, após quatro anos à frente da Superintendência Estadual do banco na Bahia. “Teixeira e região é uma das que mais crescem no estado e a ação do banco tem sido cada vez mais frequente aqui. A gente aloca, por ano, cerca de 70 milhões e esperamos ver se, neste ano, financiamos 100 milhões aos empreendedores de todos os portes e segmentos”, disse José Gomes.
O prefeito Marcelo Belitardo celebrou a visita, que considerou importante para Teixeira, enquanto capital da região. “Todo representante que venha para cá, se reunir conosco e as entidades, com proposta de investimentos para a cidade, será muito bem-vindo”, comentou.
O presidente do Sincomercio, Allison Ferreira, autor do convite, disse que o presidente do BNB já conhece a realidade regional e manifestava interesse em vir. “Conseguimos trazê-lo aqui. Ele vem falar sobre o banco, perspectivas, novos projetos de lei que vão beneficiar quem tem operações no banco. Tudo isso vai ser tratado”, explicou.
Artur Teixeira, presidente da Coopmista, disse ser um prazer receber a palestra do presidente do BNB. “Soube que o Banco do Nordeste tem coisas modernas para trazer para os agricultores e comércio em geral”, disse.
Edivano Ferreira, presidente da ACE, acredita ter sido um momento ímpar. “Talvez seja a primeira vez que temos um presidente do Banco do Nordeste na cidade. As entidades, em parceria, estão aqui juntas com o banco.
José Carlos Rocha, presidente da CDL, falou em gratidão diante do prestígio da visita. “Sem sombra de dúvidas, vamos colher bons frutos. Ele vem para somar, ver a região, liberar alguns recursos. Com certeza vamos ter boas propostas”.
Alex Brito, gerente regional do Sebrae, disse que a importância que as instituições financeiras dão para o setor está em trazer soluções e novidades. “Certamente, o agro impacta bastante no comércio. A gente tem dados de que o agronegócio que alavancou o país como um todo e o Extremo Sul durante a pandemia. Agradecemos ao Banco do Nordeste pela parceria de sempre”.
O diretor executivo dos Laticínios Davaca, Lutz Viana, também qualificou a importância do evento. “Tanto para a indústria, como para o agronegócio, em função dos juros vantajosos que o banco tem e de uma aproximação maior entre os empresários e a entidade”.
Também estiveram presentes: Dori Neves, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Teixeira de Freitas, secretários municipais, Tâmara Pereira, gerente do Sincomercio de Teixeira de Freitas, Alex Barroso, diretor do Shopping PátioMix, Jadilson Moraes, diretor geral da Rede Sollo de Comunicação e a equipe do BNB regional.