Simpósio de Atividades Farmacêuticas bate recorde de público

Simpósio de Atividades Farmacêuticas bate recorde de público
O Simpósio de Atividades Farmacêuticas contou com um público recorde na sua décima edição, que aconteceu no último sábado (28). Anualmente o Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) realiza este evento já consolidado na agenda da autarquia.
O tema escolhido para esta edição foi “A Atuação do farmacêutico na oncologia” e contou com a presença de, aproximadamente, 450 pessoas, entre profissionais e estudantes do curso de farmácia.
A abertura do simpósio foi realizada pelo presidente do CRF-BA, dr. Mário Martinelli Júnior, e contou com a presença do dr. Altamiro José do Santos, conselheiro federal, e da dra. Fátima Souto, coordenadora da atividade. “Estamos, hoje, com recorde de público, o que nos deixa muito felizes, em um evento como este. O tema escolhido tem como objetivo informar, direcionar estudantes e profissionais farmacêuticos. É preciso que tenhamos farmacêuticos capazes e habilitados para exercer a atividade com bastante maestria”, ressalta o presidente do CRF-BA, dr. Mário Martinelli Júnior.
Já a coordenadora do evento, a frente do Simpósio há 10 anos, falou dos temas abordados nos anos anteriores.”Nas outras edições, falamos sobre farmácia estética, atenção farmacêutica, farmácia industrial, comunitária e muito outros temas de grande importância para a categoria. Nosso intuito é de informar aos colegas que estão chegando no mercado e ajudá-los para um caminhar especial”.
Teve gente que veio de longe para o evento. “estamos aqui pela primeira vez para prestigiar o evento. Particularmente vim pelo tema a atuação do farmacêutico na oncologia”, diz a estudante Adriele Silva, da Faculdade Maria Milza, de Governador Mangabeira.
Para abrir nosso ciclo de palestras, o professor Gildomar Lima Velasques falou da “Intervenção do farmacêutico no tratamento oncológico: como prevenir as interações”. “Nós temos uma necessidade muito grande da atuação do farmacêutico. Ele sabe das atribuições clínicas, mas surge a dúvida de como vai fazer, o que vai fazer, como trabalhar a semiologia. E uma das atribuições clínicas é a avaliação das interações medicamentosas”.
Em seguida, o professor Genário Oliveira Santos Júnior falou sobre o acompanhamento farmacêutico em pacientes adultos. Para finalizar a manhã de atividades, a professora Alanda Cristina falou sobre o acompanhamento de pacientes pediátricos.
Dando continuidade a programação, Dra. Flávia Leite falou da residência em oncologia, deixando muita gente com um gostinho de “quero mais”. Já Dra. Mara Zélia de Almeida abordou o tema “Fitoterapia: como pode auxiliar pacientes em tratamento oncológico”. Para finalizar nosso ciclo de palestras com chave de ouro, o professor Victoriano José Garrido Filho nos encantou com a palestra “Motivação é o melhor remédio!”.
O 10º Simpósio de Atividades Farmacêuticas, aconteceu no Portobello Ondina Praia Hotel, em Salvador.
Simpósio de Atividades Farmacêuticas bate recorde de público

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui