Siamesas passam por cirurgia de separação na Bahia

Siamesas passam por cirurgia de separação na Bahia
Siamesas passam por cirurgia de separação na Bahia – Foto: Sesab/Reprodução

As gêmeas siamesas que nasceram na Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, em Salvador, passaram pela cirurgia de separação na noite de quinta-feira, 5 de novembro. O procedimento foi finalizado por volta das 3h03 desta sexta-feira, 6 de novembro.

Elas foram separadas e seguem em observação. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), apesar da cirurgia ter ocorrido bem, são bebês que têm uma condição de saúde grave.

Inicialmente, a previsão era de que o procedimento fosse feito dentro de um mês, mas precisou ser antecipada após piora no estado de saúde de uma das irmãs.

O procedimento foi feito por Célia Britto, cirurgiã da maternidade, e também pelo cirurgião pediátrico de Goiás Zacharias Calil. Em entrevista, o médico informou na quinta-feira (6) que ficou ciente da piora no estado de saúde de uma das meninas, que nasceu com cardiopatia.

As bebês nasceram no dia 29 de outubro. Na ocasião, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) explicou que, na avaliação preliminar, as gêmeas siamesas estavam interligadas pelo fígado.

Fonte: G1 BA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui