Setembro Amarelo: Plantio de ipês reforça a conscientização sobre a prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo: Plantio de ipês reforça a conscientização sobre a prevenção ao suicídio
Setembro Amarelo: Plantio de ipês reforça a conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Fotos: Ascom

Em referência ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio e a promoção da saúde mental, cerca de 130 colaboradores das áreas florestais da Suzano participaram de uma ação de plantio de 70 mudas de ipês amarelos, em Teixeira de Freitas. A ação aconteceu na última quarta-feira (25), no Centro da Manutenção da empresa, e contou também com palestra e bate-papo sobre o tema.

“O plantio de ipês é uma ação que simboliza vida, renovação e esperança. Essa iniciativa reflete o nosso compromisso em promover o bem-estar e o acolhimento, destacando que falar sobre saúde mental é fundamental para salvar vidas. Que cada ipê plantado seja um lembrete visual de que todos nós podemos cultivar mais empatia e esperança ao nosso redor”, disse Eliana Vinco, Assistente Executiva na Suzano e embaixadora da ação.

Cada muda plantada vai receber uma placa com a assinatura do funcionário que plantou, para que eles possam acompanhar o desenvolvimento da árvore e sirva de lembrança sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

Setembro Amarelo: Plantio de ipês reforça a conscientização sobre a prevenção ao suicídio

O psicólogo Denire Morais, que faz parte do time de Qualidade de Vida da Suzano, palestrou sobre o tema “Seja a ajuda que o outro precisa”, e passou informações importantes sobre os cuidados, prevenção e os sinais que antecedem o suicídio.

“O suicídio é o resultado de uma saúde mental em crise e pode afetar qualquer pessoa, independente de classe social, idade ou gênero. Para prevenir é fundamental saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo e nas pessoas do nosso convívio social. No entanto, para que possamos oferecer ajuda a alguém, é muito importante cuidar também da nossa própria saúde mental, porque eu só consigo ajudar o outro se eu estiver bem”, ressalta Denire.

Conforme o psicólogo, não há uma “receita pronta” para detectar uma crise suicida, entretanto, um indivíduo em sofrimento pode dar certos sinais que devem chamar a atenção, são eles: Isolamento social ou pouca interação com outras pessoas, verbalização de ideias ou de intenções suicidas, preocupação com a própria morte ou falta de esperança, tristeza, diminuição ou ausência de autocuidado, comportamentos agressivos e nervosismo.

Serviços que oferecem ajuda

A Suzano conta com o Tele Faz Bem, um programa de apoio ao colaborador e familiares, através do 0800 033 0305, que funciona 24 horas, 7 dias por semana, com equipe multidisciplinar, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e setor jurídico. Os colaboradores próprios também contam com o Wellz, uma plataforma de terapia online, que oferece quatro sessões por mês de maneira gratuita, com diversos conteúdos e programas coletivos.

Vale destacar que toda a população pode contactar gratuitamente o Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio do telefone 188 ou por chat, email ou voip. O CVV é um serviço voluntário que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo todas as pessoas que querem conversar e precisam de ajuda. Mais informações no site https://www.cvv.org.br/.

Setembro Amarelo: Plantio de ipês reforça a conscientização sobre a prevenção ao suicídio

Comitê das Cores

Iniciado em março na área Florestal da Suzano, o Comitê de Cores tem o objetivo de trabalhar os temas relacionados as campanhas mensais na área da saúde, dando visibilidade para algumas causas importantes dentro da empresa. “Nós procuramos trabalhar os temas de forma diferente, com dinâmicas que englobam todos os colaboradores. Fizemos um primeiro movimento em março, quando falamos sobre o autismo, trabalhamos o Maio Vermelho, que conscientiza sobre o câncer bucal, em Julho dedicamos em falar sobre a prevenção ao câncer de cabeça e pescoço, e agora estamos trabalhando o Setembro Amarelo”, esclarece a analista de Facilites Florestal, Walquiria Lagasse Pandini, que é integrante o comitê.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui