“Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.” (Marcos 10.43-45)
A vida proposta por Jesus, inspirada por Seu Evangelho, pode parecer estranha a muitos. Pode parecer que seja um convite para perder, e não para ganhar. Mas isso é assim porque nos acostumamos a olhar a vida de forma corrompida. Como disse alguém, em terra de corcunda, andar ereto é uma aberração. A vida proposta por Jesus é para andarmos eretos. Ele sabia de nosso estranhamento às suas propostas, por isso disse que, quem quiser preservar a própria vida a perderia, mas que a entregasse, verdadeiramente a conquistaria (Mt 16.25). Pois seguir a Jesus nos parecerá algo sem sentido em alguns momentos. O sétimo e último propósito que lhe convido a abraçar e se esforçar para honrar neste novo ano diz respeito a nosso estilo de vida. Ele é um convite para que andemos na contra mão, com Jesus. Em lugar de querer ser servido, de ambicionar ser o mais importante, convido você a escolher servir e portar-se como o menor e mesmo importante.
Em 2020, ambicione servir. Disponha-se a ajudar em tudo que puder. Pense mais no seu semelhante. Saiba dar preferência ao outro. Seja mais gentil e generoso. Seja amigo de quem tem poucos amigos. Não se oriente por aparências, mas trate com respeito e carinho todas as pessoas. Este é o convite de Jesus. Ele veio para servir e não para ser servido. Se Ele viveu assim, podemos ter certeza de que é o caminho para se viver com plenitude. Na perspectiva de Jesus, servir é um privilégio e não um peso. O mundo a que estamos acostumados dificulta a compreensão e aceitação deste propósito, pois não é nessa base que ele funciona. Nele, servir é um castigo. É para os menos capazes. Para os menos afortunados. Porém Jesus veio e assumiu o titulo de Servo. Se fez o menos importante. Mesmo que nos pareça estranho, devemos crer e seguir seus passos.
Servir como um propósito de vida mudará completamente nossas perspectivas. Servir a outras pessoas, nos doar a elas, praticar atos de bondade nos ajudará a limpar os olhos e a superar as ilusões materialistas a respeito da vida. Se você ocupa um lugar importante, se tem recursos financeiros para além de suas necessidades, cuidado para que essas coisas não produzam ilusões a respeito de seu valor e o valor das demais pessoas. Ser humilde é uma virtude difícil de ser mantida. A prática de servir ao nosso semelhante alimenta e fortalece essa virtude. Não adultere o serviço, praticando-o para aproximar-se de pessoas de quem espera alguma coisa. Sirva generosamente, sem interesse. Sirva de forma anônima, não espere e nem busque reconhecimento. Sirva por amor. Quanto mais servir assim, mas entenderá o mistério do privilégio de ser um servo. Em 2020, ambicione servir. Eu lhe garanto: você não se arrependerá.