Sessão da Câmara de Porto Seguro do dia 24/08

Por Milla Verena

Na manhã desta quarta-feira, 24, aconteceu sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Seguro. A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, Erivaldo Oliveira. Estavam presentes todos os vereadores, exceto Carlito Martins.

Na ocasião foram discutidos, entre outros assuntos:

– Doação de um imóvel para o Clube da Melhor Idade

O projeto foi enviado pelo executivo e aprovado pelo legislativo. Contudo, na sessão de quarta-feira houve o pedido de retirada do projeto, pois o referido terreno não poderia ser doado, porque seria área de Marinha. Os vereadores recusaram a retirada do projeto e aprovaram, por unanimidade, o pedido de vista, que dá o prazo de 10 dias que as devidas alterações sejam feitas.

– Alteração de dispositivos da Lei Municipal nº 925 de dezembro de 2010, que institui o Código Tributário e de Rendas do Município da Lei municipal 919 de 10 de dezembro de 2010

O referido projeto criaria um novo tributo a ser recolhido.

Os vereadores aprovaram o pedido de retirada do projeto, por unanimidade, e a abstenção do vereador Roló, que se retirou da plenária da Câmara.

Pequeno expediente

Manoel Alves

O vereador Manoel Alves parabenizou o prefeito Gilberto abade pela doação do imóvel para o Clube da Melhor Idade. E solicita que o executivo elabore um projeto não apenas para a doação do terreno, mas também para a construção da sede, pois este, com certeza será aprovado pela Casa.

Evaí Fonseca

Já o edil Evaí Fonseca se manifestou contra o projeto enviado pelo executivo que cria mais impostos.

Sobre a denúncia que fez sobre o não repasse, por parte da Prefeitura, do INSS recolhido dos servidores públicos, Fonseca apresentou documentos, que já foram levados ao MPE (Ministério Público Federal) de um servidor, que não teve o nome divulgado, que comprovaria a denúncia feita.

Nilson Cardoso

Cardoso criticou a Embasa, por está áreas que estão sendo asfaltadas sem que tenham rede de esgoto.

Gilvan Florêncio

Iniciou seu pronunciamento prestando seus sentimentos à família Castro, pelo falecimento da matriarca da família.

Posteriormente, falou sobre o inchaço na folha de pagamento da Prefeitura, que para ele seria devido a contratação dos chamados cabos eleitorais.

Florêncio afirmou que está havendo descaso com o turismo. Segundo ele, o prefeito acredita que quem deve investir no turismo é o empresariado.

“Vários eventos estão para acontecer e não temos nenhum responsável pela pasta”, afirmou.

Florêncio disse que está incomodando muita gente. “Se a gente está incomodando, é porque estamos trilhando o caminho da retidão e de respeito ao povo de Porto Seguro”, concluiu.

Aliomar Bittencourt

Parabenizou Abade pelo asfaltamento das ruas do Cambolo, mas que ele esqueceu da rua principal do bairro. Lembrou que a gestão não concertou o asfalto da rua que vai para o Baianão pelo Outeiro da Glória.

O edil disse, ainda, que ficou sabendo que a Prefeitura tem R$ 10 milhões para investir em escolas até o final do ano, e que não está vendo o devido resultado. E recordou que as greves dos professores, que teve o triste fato da execução dos professores e sindicalistas Álvaro Henrique e Elisney, em setembro de 2009, iniciou devido as precárias condições e a falta de salas de aula.

Afirmou que o atual governo, em 30 meses, já arrecadou mais de R$ 350 milhões em impostos. O dobro que o ex-prefeito Ubaldinho Júnior arrecadou em 7 anos.

Sobre a polêmica dos pães da merenda escolar que seriam comprados de uma empresa de Salvador, disse: “a empresa que forneceu pão para Ubaldinho, forneceu para Jânio e fornece para Abade”.

Sobre a folha de pagamento da Prefeitura, afirmou que está enchendo muito, e quando chegar em dezembro vai começar a demitir na saúde e na educação.

Dilmo Santiago

O edil afirmou que não imaginou que o fato doar seu salário, de janeiro de 2012, ao Clube da Melhor Idade geraria tanta discussão.

Sobre a comemoração dos 30 meses do governo Abade, Santiago alegou que o Município só vai encaminhar os gastos com o evento aqui há dois meses, e que alguns vereadores já estão superfaturando as despesas.

“Muitos estavam ali (no evento) torceram para dar errado, mas quebraram a cara com a belíssima festa”.

Finalizou parabenizando o governo por tudo de bom que está acontecendo em Porto Seguro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui