Avaliar a experiência do Projeto Piloto, executado no período de 2010 e 2011, e estabelecer uma nova agenda de trabalho com ações de mobilização social contra a dengue para 2012/2013, estes foram os objetivos da Oficina de Atualização dos Coordenadores Municipais, que aconteceu nos dias 19 e 20/07, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), em Salvador.
O Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue é desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), em parceria com a FLEM e municípios baianos considerados prioritários, por apresentarem alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti. Desde 2010, a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Seguro integra o Projeto.
Participaram do evento representantes de 12 municípios baianos: Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas.
Na ocasião, eles compartilham experiências e, através de uma construção coletiva, elaboraram um plano de dificuldades e soluções, com o objetivo de motivar e intensificar os trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos nos bairros selecionados, a partir do Índice de Infestação Predial (IPP) e incidência de dengue, onde já foram capacitados articuladores que realizam trabalhos de mobilização com a comunidade.
Marcaram presença, representando o município, José Carlos Batista e Marcia Quaresma, representantes da Secretaria Municipal da Saúde, coordenadores da mobilização social em Porto Seguro.
“Participar desse evento foi enriquecedor, adquiri mais conhecimentos e tive a oportunidade de conhecer outros colegas envolvidos no projeto de mobilização, que atuam em outros municípios e que desenvolvem ações interessantíssimas. Foi uma troca de experiências fantástica! Agora chegou o momento de multiplicar os conhecimentos adquiridos e de agregar mais pessoas da comunidade ao projeto”, destacou José Carlos.
Visando dar sustentabilidade às ações e facilitar a comunicação e a troca de ideias entre os envolvidos, o projeto conta com o Sistema de Informação da Mobilização Social (SISMOB), um software disponibilizado pela SESAB e desenvolvido pela FLEM especialmente para esse trabalho.
Dos 417 municípios baianos, Porto Seguro está dentre os 45 considerados pelo Ministério da Saúde como prioritário na intensificação das ações de prevenção e controle da dengue. Diante dessa realidade, foi possível perceber que “esse projeto é semeador, os frutos a gente vai colhendo ao longo do caminho. Problemas e dificuldades existem, mas unidos somos mais”, ressalta Cristina Motta Leal, coordenadora do projeto pela FLEM.