Servidores da saúde participam de capacitação do programa “Cuidando do Cuidador” em Mucuri

Servidores da saúde participam de capacitação do programa “Cuidando do Cuidador” em Mucuri
Servidores da saúde participam de capacitação do programa “Cuidando do Cuidador” em Mucuri. Foto: Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri, iniciou nesta quarta-feira (17/03), um programa de capacitação dos servidores da área de saúde especificamente em primeiro momento aos que estão atuando no âmbito das unidades de ESF – Estratégia Saúde da Família. A proposta tem como prioridade a estruturação humana, focada em aumentar o acesso das pessoas a atenção primária e estreitar laços entre população e equipe de profissionais da saúde, utilizando de mecanismos que chama à responsabilidade dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

De acordo com o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), o programa denominado “Cuidando do Cuidador” está sendo desenvolvido com foco na preparação do profissional que está na linha de frente do atendimento ao cidadão, como forma de humanizar a assistência à saúde pública no município. Ainda de acordo com o prefeito Robertinho, é perceptível o envolvimento dos servidores da saúde neste período da capacitação, mas é importante que todos entendam o processo do programa “Cuidando do Cuidador”, para que o governo municipal amplie e melhore os atendimentos à população mucuriense.

Nesta primeira fase, foi contemplado os servidores que atuam na recepção das unidades básicas de saúde e que utilizaram o auditório da subprefeitura no distrito de Itabatã. A intenção é cobrir todas os profissionais que atuam na rede municipal de saúde. Entre os temas abordados, vale destacar o Acolhimento; Agenda Organizada; Como se tornar um recepcionista da saúde; boa comunicação; ser pontual; Bom humor; Humanização no atendimento, dentre outros.

Segundo o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o programa intitulado “Cuidando do Cuidador”, tem por finalidade promover especialmente a capacitação dos servidores municipais da saúde. O projeto nasce para atender as necessidades físicas e mentais dos servidores das unidades de saúde, com eixos temáticos, nas variadas áreas do conhecimento. “O objetivo é de valorizar o servidor, bem como o cidadão que utiliza os serviços de saúde, pois nossa obrigação é servir, e servir bem”, destacou o secretário Fernando Jardim.

Já o servidor Alcio Zon, coordenador do programa de capacitação, alertou que os funcionários estão neste momento sob constantes riscos e trabalhando num ritmo elevado de stress. “Estamos desenvolvendo uma metodologia de qualidade e atendendo uma exigência do prefeito Robertinho que nos fez entender que temos que redobrar os cuidados principalmente dos profissionais de saúde e incentivar ações para que seja oferecido um serviço de qualidade, confortável e humanizado aos munícipes”, enfatizou Alcio Zon, servidor de carreira do município com vasta experiência na área da saúde pública.

O projeto do programa “Cuidando do Cuidador” passou pelo planejamento pedagógico da coordenadora Municipal da Atenção Básica de Mucuri, Renata Cardoso, e sua equipe de apoiadores, que imediatamente criou todas as condições de realização da etapa inicial, organizando o espaço físico, lanche para os participantes, e os recursos didáticos, álcool gel e observação de todas as medidas de segurança para se evitar a contaminação da COVID-19. Ao final do programa de capacitação, cada participante será contemplado com um certificado chancelado pelos órgãos promotores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui