Serviços na Bahia registram recuo maior do que média nacional em outubro

Serviços na Bahia registram recuo maior do que média nacional em outubro
Serviços na Bahia registram recuo maior do que média nacional em outubro. Foto Ascom

Após três meses de expansão, o volume de atividade dos serviços caiu na Bahia em outubro (-1,8%). O desempenho negativo ficou pior do que a média nacional, que também retraiu, mas -0,6%. Dos 27 estados brasileiros, 22% caíram no mês pesquisado.

Mesmo com o recuo frente a setembro, em outubro o setor ainda opera no estado acima do cenário anterior à pandemia de Covid-19  (0,9%), em dados até outubro. No comparativo com mesmo mês do ano passado, a atividade mantém um volume 5,6% superior a outubro do ano passado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (13), pela coordenação estadual do IBGE.

No acumulado de janeiro a outubro de 2022, o volume do setor de serviços na Bahia é 7,9% superior ao do mesmo período do ano passado – o 16º entre os 27 estados brasileiros e abaixo do resultado nacional (8,7%). Os melhores números são do Amapá (19,7%), Alagoas (19,2%) e Roraima (14,1%). Só o Distrito Federal sustenta queda (-1,5%).

Na comparação com outubro de 2021,quatro das cinco atividades cresceram na Bahia, puxadas pelos transportes (5,7%), com avanço pelo 10º mês seguido. Os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram pelo segundo mês consecutivo (9,9%). Depois de recuar em setembro, o segmento Outros Serviços teve o maior crescimento em outubro na Bahia (29,4%).

Os serviços prestados às famílias (7,6%) apresentaram seu 19º aumento consecutivo no estado e têm a maior alta no acumulado no ano de 2022 (37,3%). A única queda aconteceu em Informação e Comunicação (-3,9%) .

Fonte: Bahia.ba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui