Serviço de Inspeção Municipal é implantado em Teixeira de Freitas

Serviço de Inspeção Municipal é implantado em Teixeira de Freitas
Serviço de Inspeção Municipal é implantado em Teixeira de Freitas. Foto Ascom

Vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Teixeira de Freitas o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município.

Segundo Cínara Sales, Fiscal Sanitário da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o novo serviço trará maior segurança e abre o leque de oportunidades para pequenos produtores que podem receber a certificação de qualidade do SIM. “A certificação cedida pelo órgão, primeiramente tem como foco os pequenos produtores de laticínio (queijaria, manteiga e derivados), mas esperamos em breve estender a certificação que dá direito a comercialização de produtos dentro da cidade para produtores de mel, embutidos, carnes e etc.”

De acordo com Sabrina Reuter, coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal, além de orientações e acompanhamento para adequação das empresas a fim de certificação do S.I.M as empresas devem passar por inspeção sanitária e a licença ambiental. “O registro tem como fim qualificar empresas e seus produtos agregando valor e possibilitando seu fornecimento ao comércio (a supermercados, restaurantes, mercado municipal etc.) teixeirense de forma legal. Por sua vez o consumidor estará comprando um produto certificado e com qualidade na fabricação”.

“Ontem acompanhamos a primeira ação para a certificação dos produtores, no laticínio (Queijaria) Danita, em Duque de Caxias (distrito), que foi a revitalização e cerca da nascente que serve a propriedade. O plantio de mudas e a revitalização de nascentes é requisito para a outorga da licença ambiental no processo de certificação”, conclui a coordenadora do Serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui