Serasa Experian cadastra documentos roubados no Carnaval

Serasa Experian cadastra documentos roubados no Carnaval
Foto ilustrativa
O registro pode ser feito de forma prática pela internet no site www.documentosroubados.com.br

Para proteger o cidadão e as empresas, a Serasa Experian oferece gratuitamente um serviço de cadastramento de informações sobre documentos e cheques roubados, extraviados, cancelados ou sustados. O serviço funciona 24 horas em todos os dias da semana e haverá reforço de plantão durante o feriadão de Carnaval.

A pessoa que tiver cheques ou documentos roubados ou extraviados no feriado pode fazer o registro gratuito desse fato pela internet no endereço www.documentosroubados.com.br. Essas informações ficarão disponíveis para os mais de 400 mil clientes que consultam a base de dados da Serasa Experian, em todo o Brasil, e podem prevenir o uso indevido dos documentos por golpistas para fazer compras ou abrir conta bancária.

Quem teve documentos roubados ou perdidos já comprovou que a dor de cabeça de cabeça de tirar uma nova via não é nada comparada com os transtornos de ser surpreendido por cobranças indevidas e descobrir que outra pessoa está utilizando seus dados para efetuar compras.

Muitas pessoas que perdem ou têm os documentos roubados deixam de tomar cuidados fundamentais. Além de procurar a polícia é preciso informar a Serasa Experian sobre a perda, ou roubo, para bloquear os documentos.

É possível cadastrar informações sobre roubo e extravio de cheques e documentos como o CPF (Cadastro de Pessoa Física), o documento de identidade (RG), o título de eleitor, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Para os correntistas que tiverem o talão de cheques extraviado ou roubado, a Serasa Experian repassa instantaneamente a informação para todo o comércio, sem necessidade de formalização por escrito. No entanto, quando os bancos reabrirem, a pessoa precisa procurar a sua agência bancária para fazer a sustação dos cheques. Em caso de roubo, é necessário que o correntista apresente ao banco o Boletim de Ocorrência (B.O.), que, no estado de São Paulo pode ser feito também pela internet, pelo site da Secretaria de Estado de Segurança Pública, de forma prática e rápida.

As informações sobre as ocorrências com cheques ficam disponíveis 3 dias úteis para o comércio e, após esse período, saem automaticamente da base de consultas. Com esse prazo, a pessoa tem tempo para fazer o B.O., se houve roubo, e procurar o banco para fazer a sustação. As informações sobre os documentos, por sua vez, ficam disponíveis até o momento em que o portador desses documentos optar por excluir o registro, o que pode ser feito pela internet.

Quem já teve os documentos roubados e fez Boletim de Ocorrência também pode registrar a informação na Serasa Experian reduzindo assim o risco de seus documentos serem usados em golpes futuros.

Fonte: Serasa Experian

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